Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Drenagem linfática emagrece? Saiba mais sobre a técnica

A técnica é ideal para quem quer tratar a retenção de líquido e os inchaços. Entenda!

17 abr 2024 - 19h18
Compartilhar
Exibir comentários

Especialmente por ajudar a tratar retenção de líquido e os inchaços, a drenagem linfática pode até dar uma sensação de emagrecimento, mas ela não promove a queima de gordura e nem a perda de peso.

Descubra se a drenagem linfática emagrece |
Descubra se a drenagem linfática emagrece |
Foto: freepik/Freepik / Boa Forma

"É uma técnica que tem como objetivo auxiliar o processo de eliminação de líquidos e toxinas do corpo ou da face. O nosso sistema linfático funciona sozinho, porém o procedimento consegue aumentar a velocidade dessa liberação", explica a Larissa Ferigolli, esteticista da Clínica Otávio Macedo & Associados.

Saiba mais sobre o assunto a seguir!

Drenagem linfática emagrece?

Por si só, a drenagem linfática não atua na redução da gordura corporal e na perda de peso, mas sim no combate ao excesso de líquidos e na eliminação de toxinas.

"Ela pode ajudar temporariamente a diminuir o inchaço em áreas propensas à retenção, como pernas, tornozelos a abdômen", conta a Sylvia Ramuth, diretora técnica da rede Emagrecentro.

"A drenagem pode dar uma sensação de emagrecimento, mas ela não emagrece ninguém. É muito comum que, durante ou após a sessão, a pessoa sinta vontade de ir ao banheiro, porque o procedimento coloca o líquido de volta à circulação e ele volta a ser filtrado", completa a Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).

No entanto, quando combinada com um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada e prática regulares de exercícios físicos, a drenagem linfática pode ser considerada uma aliada no processo de emagrecimento.

"Ao melhorar a circulação sanguínea e auxiliar na eliminação de toxinas e resíduos do corpo, a técnica pode contribuir para a criação de um ambiente mais propício à perda de peso. Ou seja, a drenagem não é uma solução mágica para acabar com os quilinhos a mais", destaca Ramuth.

Como é feita a drenagem linfática?

Por meio de movimentos suaves e rítmicos, a drenagem direciona o líquido acumulado aos gânglios linfáticos, onde ele é filtrado e processado. Segundo Sylvia, pode ser realizada de forma manual ou mecânica (uso de tecnologias).

O procedimento deve ser feito por um profissional qualificado. "Muitas vezes, a drenagem é confundida com uma massagem, mas, na verdade, ela é um técnica com movimentos suaves, direcionados e ritmados que visam estimular o sistema linfático do corpo para melhorar o fluxo da linfa. Dessa forma, otimiza o funcionamento do sistema linfático, que, por diversas razões, pode não estar funcionando eficientemente. Promove vários benefícios à saúde e ao bem-estar", revela a Sueli Szterling, esteticista e diretora do SPA Kurma.

Benefícios da drenagem linfática

Quando feita corretamente, a drenagem linfática pode garantir benefícios como:

  • Redução dos inchaços;
  • Estímulo da circulação sanguínea;
  • Alívio do estresse e relaxamento;
  • Melhora da cicatrização;
  • Melhora da sensação de cansaço causada pelo acúmulo de líquido;
  • Eliminação de toxinas;
  • Melhora do aspecto da pele no local tratado.

Quantas sessões precisa para ver resultado? 

Não existe um número específico de sessões, afinal, cada organismo é único e cada caso requer uma abordagem diferente. "Se for um inchaço pontual, por um exagero no álcool, por falta de consumo de água ou muito calor, por exemplo, uma única sessão já faz muita diferença. Tudo depende do objetivo da pessoa ao procurar a drenagem", fala Sueli.

No geral, para ter resultados bons e consistentes, o mais indicado é fazer de 5 a 10 sessões.

"Você pode ver os efeitos da drenagem linfática em apenas uma sessão, percebendo uma diminuição do volume e do inchaço da região tratada. Entretanto, com o tempo, a retenção de líquido pode voltar e, por isso, é comum criarmos um protocolo com mais sessões para conquistar resultados duradouros. Tem paciente que faz uma vez por semana, mas, por exemplo, no pós-cirúrgico, essa frequência pode ser intensificada", conclui a médica.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade