É possível aproveitar a Páscoa sem sair da dieta; veja como
Na época em que mais se come chocolate no ano, o segredo é não passar vontade, mas também manter o equilíbrio. Veja como ter uma páscoa saudável
Com a proximidade da Páscoa, é comum bater um nervosismo em quem está se esforçando para manter a dieta em dia. Afinal, a época é marcada pela venda e troca de chocolates — alimento considerado irresistível por muitos. Mas será que dá para aproveitar o feriado de maneira saudável? Os especialistas afirmam que sim.
E o chocolate?
A nutricionista clínica do São Cristóvão Saúde Danielle de Paula Scaldelai Ferreira traz uma série de dicas para quem gosta de celebrar a data e pretende focar em produtos mais saudáveis. E acredite: não é preciso deixar o chocolate de lado. Aliás, ela defende que a opção com maior teor de cacau é sempre a melhor.
"O fruto do cacau é um alimento com diversos benefícios, como os compostos bioativos, entre eles os flavonóides. Ao serem ingeridos, desempenham atividade anti-inflamatória e antioxidante em nosso corpo, contribuindo para a circulação sanguínea, saúde cardiovascular, o combate ao envelhecimento celular precoce, além de auxiliarem na melhora do nosso humor", afirma a nutricionista.
Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil, concorda com Danielle. Segundo ele, não é preciso passar vontade. "A Páscoa é uma época de celebração e de degustar pratos saborosos e, em sua grande maioria, bastante calóricos. Mas, isso não significa que você precise abrir mão deles, mesmo estando em uma jornada de perda de peso. Dá para seguir firme e forte na dieta, basta fazer escolhas inteligentes e consumir os alimentos de maneira consciente", afirma.
Qual chocolate escolher?
Ele lembra ainda que não é necessário comer grandes quantidades de chocolate ou outros doces para apreciar seu sabor. Também vale se atentar às opções caseiras e industriais. Segundo Danielle, do ponto de vista nutricional, a única diferença significativa entre esses dois é o tipo de chocolate utilizado. A nutricionista destaca algumas classificações de chocolates, que podem ser encontradas nas embalagens de ovos de Páscoa ou nas barras usadas em preparos artesanais:
Chocolate fracionado: tem a massa de cacau substituída parcialmente pela gordura vegetal, como o óleo de palma;
Chocolate hidrogenado: a massa de cacau é substituída por gordura vegetal hidrogenada, conhecida como gordura trans, que é prejudicial para a saúde cardiovascular;
Teor de cacau: corresponde ao nível de cacau no produto. O chocolate ao leite, por exemplo, tem uma menor concentração de cacau quando comparado ao meio amargo ou aquele com porcentagens maiores, como 60% ou 70% cacau.
Conselhos para uma Páscoa saudável
Matheus traz algumas dicas para quem quer desfrutar dos prazeres da Páscoa sem prejudicar o progresso rumo ao peso desejado. Confira:
Escolha chocolates com alta concentração de cacau: Ao escolher o chocolate para consumir, opte por aqueles com alta concentração de cacau. Além de serem mais saudáveis, pois contém menos açúcar, possuem também um sabor mais intenso, o que faz com que sejam consumidos em menor quantidade.
Coma devagar e aproveite cada mordida: Muitas vezes, comemos rápido demais e não aproveitamos o sabor da comida. Para evitar isso, procure comer devagar e apreciar cada mordida, saboreando o chocolate e sentindo sua textura.
Busque o equilíbrio: Se você sabe que vai desfrutar de algumas delícias de Páscoa, planeje com antecedência suas outras refeições para equilibrar sua ingestão calórica ao longo do dia. Uma boa saída é adicionar mais frutas e vegetais às suas refeições.
Não pule refeições: Para compensar o consumo de chocolates, algumas pessoas tendem a pular refeições. Isso é um erro, pois além de prejudicar o metabolismo, pode levar a um aumento do apetite e a uma ingestão ainda maior de calorias. Mantenha uma rotina alimentar saudável, com refeições balanceadas e regulares.
Mantenha-se hidratado: Beba bastante água para manter seu corpo hidratado e ajudar a controlar o apetite.
Divida o chocolate com outras pessoas: Dividir o chocolate com outras pessoas pode ser uma excelente opção para controlar a quantidade consumida. Além disso, é uma oportunidade para socializar e compartilhar momentos especiais com amigos e familiares.
Pratique atividades físicas: Não deixe de praticar atividades físicas durante o feriado. Além de ajudar a queimar as calorias consumidas, exercícios físicos ajudam a manter o corpo em forma e a melhorar a disposição.