É possível emagrecer sem perder peso? Entenda a relação músculo e gordura
A compreensão de "sinais" contribui para essa proposta
Os resultados do emagrecimento surgem, geralmente, a partir de dois meses. E o corpo pode dar alguns sinais quando começa a perder gordura, o que inicia também os ganhos de massa muscular e melhorias na saúde.
A diretora técnica da Companhia Athletica Mônica Marques aduziu que é importante entender a diferença entre gordura e músculo. Para, então, analisar os sinais da perda de gordura.
Veja a diferença entre gordura e músculo
"A gordura tende a ocupar mais espaço do que o músculo. O que significa que mesmo que uma pessoa esteja perdendo gordura e ganhando músculo, a balança pode não refletir isso imediatamente. Já os músculos não apenas ocupam menos espaço, mas também são metabolicamente mais ativos. Ou seja, eles ajudam o processo de queima de calorias eficiente, mesmo em repouso", explicou.
O aumento da disposição e da mobilidade, redução de medidas, melhora na digestão, alívio de dores crônicas, redução do colesterol e estabilização dos níveis de açúcar no sangue e benefícios para saúde mental são os pontos positivos que a perda de gordura e o ganho de massa magra geram ao organismo.
"Muitas pessoas relatam menos alterações de humor, melhor controle do estresse e redução da ansiedade à medida que adotam um estilo de vida mais saudável", complementou.
A importância do esporte
Exercícios aeróbicos, HIIT (Treinamento intervalado de alta intensidade), musculação, artes marciais, danças e treinamento funcional são exercícios que contribuem com esse processo. Sendo assim, é fundamental acompanhar os índices de gordura por meio de exames de rotina e bioimpedância.
"Perder gordura é um processo que requer dedicação e consistência, mas os benefícios para a saúde física e mental são inestimáveis", terminou Mônica Marques.