É ruim ou é bom? Quatro mitos sobre o colesterol
8 de agosto é o Dia Nacional de Combate ao Colesterol e serve para esclarecer dúvidas
Colesterol é uma gordura essencial para o organismo, ou seja, participa da formação de membranas celulares, produção de hormônios, síntese de vitamina D e ácidos biliares, além de contribuir para o revestimento dos neurônios.
A diferença é que o seu nível elevado do tipo LDL (Lipoproteína de baixa densidade) ajuda na formação de placas nas artérias, o que aumenta o risco de doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto do miocárdio e derrame.
Dessa forma, veja na sequência os quatro mitos sobre o colesterol com a participação do membro do Conselho para Assuntos Nutricionais da Herbalife e nutrólogo Nataniel Viuniski.
Saiba os quatro mitos sobre o colesterol
Todo colesterol é ruim
O colesterol é uma substância gordurosa necessária para a produção de hormônios, vitamina D e substâncias que ajudam na digestão dos alimentos. Existem dois tipos principais: o LDL e o HDL (Lipoproteína de alta densidade). O HDL ajuda a eliminar o LDL das artérias. Consumir alimentos como nozes, abacate, peixes gordurosos e azeite de oliva pode aumentar os níveis de HDL no corpo.
Apenas pessoas com sobrepeso têm colesterol alto
Somente 1/3 do colesterol da alimentação contribui para o aumento das gorduras no sangue, e os outros 2/3 são produzidos pelo próprio organismo. Assim, fatores genéticos, dieta, nível de exercício físico e outros hábitos de vida influenciam os níveis de colesterol.
Todos os tipos de gorduras aumentam o colesterol
As gorduras insaturadas reduzem os níveis de LDL e aumentar os níveis de HDL. Já as gorduras saturadas e trans presentes em alimentos fritos, ultraprocessados e industrializados, melhor evitar.
Pacientes com colesterol alto apresentam sintomas
Muitas pessoas podem ter níveis elevados de colesterol sem saber e até apresentarem problemas sérios, como um ataque cardíaco ou derrame. Por isso, é essencial fazer exames de sangue regulares.