Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Educador físico revela 4 dicas para iniciar atividade física

O especialista também complementou que o conceito de "passo a passo" ajuda na criação desse hábito

24 out 2022 - 15h04
Compartilhar
Exibir comentários
Atividade física para iniciantes
Atividade física para iniciantes
Foto: Shutterstock / Sport Life

O ano de 2022 está próximo do fim, ou seja, um novo ciclo vai começar e que automaticamente desperta o interesse de mudança para muitas pessoas, por exemplo: rigor de finanças, a compra da casa própria, financiamento de um novo modelo de carro, a viagem dos sonhos e o hábito da atividade física.

A atividade física também contribui para estética corporal e influencia na criação do lado "fitness" de um certo alguém. Contudo, esse hábito ainda está distante da maioria da população brasileira. A OMS (Organização Mundial de Saúde) acusou o Brasil como "campeão" de sedentários na América Latina e em quinto lugar no ranking mundial em 3 de março de 2022.

O último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) neste ano também apontou que cerca de 47% dos brasileiros são sedentários e para população jovem essa porcentagem quase chega ao dobro, isto é, 84%. Tabagismo, excesso no consumo de álcool e a falta de uma alimentação balanceada ajudam nessas porcentagens. 

Primeiro é necessário saber o tempo ideal para criação de um hábito para diminuir essas estatísticas. Segundo a teoria do já falecido médico estadunidense Maxwell Maltz, 21 dias é o tempo mínimo para criação de um hábito porque nesse estágio o cérebro consegue a se adaptar nesta mudança.

Dessa maneira, caso você queira desenvolver esse hábito, mas ainda está em dúvida de como iniciar uma atividade física, Peterson Salvi, professor de educação física formado pela Unifran (Universidade de Franca), separou quatro dicas importantes. Confira:

Como realizar atividade física sendo iniciante

EXCELÊNCIA

Nada de se basear em dietas mirabolantes, exercícios diários com carga horária alta, relatos de YouTubers ou influenciadores com experiências únicas e medicação sem auxílio no início. O primeiro "caminho" é consultar os especialistas. "Procurar um profissional qualificado, que seja um educador físico para te orientar. De preferência, um médico que ateste que o sujeito esteja apto para praticar atividade física", disse.

PRAZER

Beach Tennis, futevôlei, academia, caminhada, vôlei de praia ou natação? Não importa a modalidade e essa escolha precisa o proporcionar a sensação de prazer. "Tem que achar uma atividade física que seja prazerosa, que você vai conseguir sair da sua casa e do trabalho. Fazer essa atividade com prazer e não com aquela obrigação de que toda hora você pense em não ir", pontuou.

META

Evitar comparação com aquela pessoa que está há mais tempo em um esporte e que conseguiu condição física impecável. A continuidade e os "pés no chão" ajudam neste começo. "Estabelecer metas alcançáveis em médio prazo. Não adianta você querer falar, que quer perder 40 quilos logo, porque será muito difícil. Comece divagar, por exemplo: essa semana vou perder um quilo ou nessa semana vou pedalar 10 km e assim por diante", explicou.

PASSO A PASSO

"Passo a passo. Não consigo ver outra maneira de realizar qualquer coisa." Michael Jordan Essa frase desse astro do basquete ilustra esse conceito. "Que o aumento do treino seja proporcional ao esforço. Não adianta começar querendo fazer tudo de uma vez. Saber também a hora certa de parar, continuar e aumentar", concluiu.

Fonte: Peterson Salvi, professor de educação física pela Unifran (Universidade de Franca), professor do ensino fundamental I e II e médio da Escola Estadual Professora Ana Maria Junqueira e ciclista por hobby.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade