Efeito sanfona: por que acontece e 5 dicas para evitar
Esse fenômeno pode atrapalhar (e muito) o processo de emagrecimento
Para perder os quilinhos a mais, muitas pessoas acabam apostando em dietas restritivas ou até mesmo buscam por medicamentos. Entretanto, é preciso tomar bastante cuidado com essas "receitas milagrosas". Afinal, além de colocarem a saúde do corpo em risco, elas também podem contribuir para o famoso efeito sanfona, marcado pelo vaivém cíclico de perda de peso.
"A ciência nos diz que a propensão de engordar, após um período de emagrecimento (um efeito sanfona ), é o resultado de adaptações que ocorrem no organismo quando ele percebe que a ingestão calórica é insuficiente para suprir a demanda energética.
Quando são feitas dietas de restrição alimentar, é claro que se perde peso. Mas, assim que o seu organismo entende que está recebendo menos que o normal, ele reduz o gasto de energia, diminuindo a taxa metabólica basal e a atividade física voluntária", explica Gabriel Almeida, médico, coordenador e professor da Pós-graduação de Ciências da Obesidade e Sarcopenia.
E em seu segundo livro publicado, chamado "Efeito Sanfona", o médico lista cinco hábitos essenciais para evitar este efeito sanfona de maneira efetiva:
Fuja das dietas da moda
Não se empolgue com os resultados surpreendentes que as dietas da moda podem prometer. Sempre busque orientação médica, pois o profissional vai te ajudar a entender quais são as reais necessidades do seu corpo e o que realmente vai promover mudanças necessárias no seu estilo de vida.
Consuma alimentos saudáveis
Se você quer emagrecer, é importante passar por um processo de reeducação alimentar, a fim de aprender a comer os alimentos certos e ter mais cuidado nas quantidades.
Um cardápio saudável deve conter uma proporção equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras boas, minerais e vitaminas, pois, dessa forma, todas as necessidades do organismo serão atendidas.
Faça substituições
Trocar a pizza pelo lanche e vice-versa é um dos motivos das recaídas que favorecem o efeito sanfona. Então, deu vontade de comer algo não saudável? Tente substituí-lo por opções que vão fazer bem para o seu corpo. Por exemplo, troque o refrigerante por águas saborizadas naturalmente ou chás.
Pratique atividade física
Movimentar o corpo é bom não apenas para evitar o efeito sanfona e perder peso, mas também para a prevenção de doenças e redução do estresse.
Água, comida na hora certa e vitamina D
A água é uma das grandes aliadas de quem quer se livrar do efeito sanfona e daqueles quilinhos a mais. Isso porque ela controla a sensação de fome e atua nos processos de regulação do organismo, garantindo uma pele mais bonita e o funcionamento adequado do intestino, por exemplo.
Outro conselho é se alimentar nos horários adequados e monitorar os níveis de vitamina D, um micronutriente fundamental para que o corpo mantenha o nível apropriado de glicose e para o equilíbrio da microbiota.