Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Efeitos do excesso de peso: 5 problemas que você não conhecia

Estoque exagerado de gordura pode prejudicar o funcionamento do organismo

9 jan 2024 - 16h02
(atualizado em 10/1/2024 às 10h42)
Compartilhar
Exibir comentários

Série de compromissos particulares, profissionais e diversas obrigações pessoais e familiares estão entre as principais desculpas para quem vive com alguns quilinhos a mais, não é mesmo? Acontece que não há nada melhor do que o auxílio da ciência para ajudar na reversão desse quadro. E, nesse sentido, uma turma de especialistas revelou cinco consequências do excesso de peso no organismo.

Excesso de peso no organismo
Excesso de peso no organismo
Foto: Shutterstock / Sport Life

5 consequências do excesso de peso no organismo

Redução da fertilidade

"Mulheres com sobrepeso têm cerca de 25% menos chances de engravidar. E aquelas com obesidade apresentam queda na taxa mensal de gravidez de até 50% em relação às mulheres com a mesma idade e com peso normal. Em relação à obesidade masculina, o impacto pode ser ainda maior. Homens obesos apresentam diminuição de até 60% na fertilidade. Afinal, a obesidade pode ocasionar baixa quantidade e qualidade do sêmen", diz o ginecologista Dr. Rodrigo Rosa.

Danos às articulações

"O sobrepeso causa uma sobrecarga das articulações, provocando um 'trauma' repetitivo excessivo da cartilagem. O que consequentemente leva a sua degeneração", explica o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo.

Aumento do risco de doenças metabólicas

"A doença hepática gordurosa não alcoólica é outra doença comumente observada em pessoas obesas. Sendo caracterizada pelo acúmulo de gordura nas células do fígado, o que, se não tratado, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares e esteatohepatite, além de levar à fibrose e ao desenvolvimento de cirrose hepática", afirma a nutróloga Dra. Marcella Garcez.

Mau funcionamento dos rins

"Quando o corpo fica maior devido ao acúmulo de gordura, os rins filtram em ritmo acelerado - o que chamamos de hiperfiltração, que em longo prazo leva à doença renal crônica, com um risco estimado de duas até sete vezes maior do que em indivíduos sem obesidade", relata a nefrologista Dra. Caroline Reigada.

Predisposição a doenças cardiovasculares e circulatórias

"A gordura está relacionada com o depósito de placas de colesterol nas artérias coronárias que irrigam o coração, favorecendo a má circulação do sangue. Além disso, as veias são afetadas pela grande quantidade de sódio acumulado no organismo de quem está com sobrepeso, o que causa retenção de líquidos e dificulta ainda mais a circulação", termina a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade