Eliezer tem aumento de mamas por conta de desequilíbrio hormonal: "Me incomoda muito"
Influenciador explicou a ginecomastia ao responder perguntas dos seguidores e admitiu incômodo
Após questionamentos dos seguidores sobre o tamanho de suas mamas, Eliezer precisou usar as redes sociais para explicar uma condição de saúde. O influenciador digital e ex-BBB negou que tenha colocado silicone ou feito qualquer procedimento para obter esse efeito.
"O que eu tenho é ginecomastia", afirmou nos stories do Instagram neste fim de semana. A condição trata-se de um crescimento da mama no homem, geralmente em decorrência de um desequilíbrio hormonal.
"Pode acontecer tanto na adolescência quanto na idade senil. Nessa fase, os níveis de estrógeno, que são hormônios femininos podem aumentar em relação à testosterona, que é o hormônio masculino", explica Wesley Pereira Andrade, mastologista e médico-titular da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), em entrevista ao Terra.
De acordo com Andrade, há ainda outras causas, como doença hepática, doença renal e o uso de medicamentos para o câncer de próstata, que são bloqueadores hormonais, e remédios para regular pressão. Para Eliezer, seu caso pode ter sido agravado pelo uso de "bomba" sem indicação médica. "Na época, quando eu tomava os hormônios eu só pensava no presente, hoje eu vejo que me lasquei", analisou.
"Por mais que eu sempre tenha levado isso muito 'de boa' com pessoas que 'me zoam', principalmente quando eu estava no BBB, é uma coisa que me incomoda muito e que piorou agora durante a gestação da Lua", ressaltou, ao mencionar a filha que tem com a também influenciadora Viih Tube.
Nesse sentido, o recado de Eliezer serviu para esclarecer o assunto, mas também endossou a discussão sobre os limites - geralmente não respeitados - na hora de falar sobre os corpos alheios. Não cabe reforçar a pressão estética que detona tudo que foge aos padrões socialmente impostos.
Quais os tratamentos para ginecomastia?
"É sempre importante que um homem, ao notar o aumento do volume mamário, busque um mastologista pra fazer uma avaliação e achar a causa", frisa o mastologista Wesley Andrade.
O médico explica que a ginecomastia pode regredir sozinha após alguns meses quando atinge meninos na fase da puberdade - a medida que os hormônios se estabilizam, o tecido mamário volta a seu tamanho normal. Mas quando o problema persiste, meninos, adultos e idosos podem precisar de cirurgia. Eliezer, por exemplo, já admitiu que considera essa possibilidade.