Empachamento: saiba o que é estufamento após comer e como evitar
Alguns alimentos e hábitos deixam o organismo mais propenso a desconfortos após as refeições
Você sente que frequentemente exagerou no rodízio de pizza? É preciso investigar se essa sensação constante de empachamento não é reflexo de alguma intolerância (a glúten ou lactose, por exemplo) ou problema de saúde.
Um quadro comum é a indigestão ou dispepsia, que tem a dor no abdômen e o estufamento dele como um dos sintomas. Nesse caso, segundo o portal Drauzio Varella, as causas podem estar relacionadas ao ato de comer rápido demais, sem mastigar direito os alimentos; excesso de líquido durante as refeições; e também excesso de alimentos gordurosos.
Essa estimativa não dispensa ajuda médica e especializada, mas algumas medidas simples podem ser adotadas sem prejuízo – seu corpo agradece.
Beba água
Será que você ingere a quantidade adequada de água ideal para o seu organismo? Essencial à vida, a água traz uma série de benefícios, inclusive auxiliando no processo digestivo.
Prefira uma alimentação nutritiva
Aquele biscoito recheado pode até ser gostoso, mas uma fruta fresquinha é saborosa e nutritiva. Incluir vegetais na dieta também fará toda a diferença para uma melhor digestão. Só vantagens!
Alimentos para evitar
Ainda assim, nos momentos de desconforto, com grande estufamento no estômago, o ideal é evitar ou reduzir a ingestão de algumas substâncias. Confira quais:
- Bebidas que provocam gases;
- Alimentos gordurosos, como frituras;
- Ultraprocessados e embutidos, que, se consumidos em excesso, deixam o organismo mais propenso a doenças graves como o câncer
Com o funcionamento do intestino já regulado, o importante é manter bons hábitos – dieta balanceada, hidratação e a prática de exercícios físicos são exemplos. Assim, a ida a um rodízio de massas de vez em quando não será um grande excesso.