Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda a doença rara que deixou o cantor Justin Bieber paralisado

Artista mostrou aos seguidores que não conseguia piscar o olho nem sorrir por causa da Síndrome de Ramsay Hunt

10 jun 2022 - 19h17
(atualizado às 22h14)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução | Instagram | @justinbieber / The Music Journal

O astro pop Justin Bieber publicou nesta sexta-feira, 10, em seu Instagram, que está com a metade do rosto paralisada por causa de uma condição rara, chamada Síndrome de Ramsay Hunt. Com isso, o cantor não consegue sorrir, piscar ou mover qualquer músculo facial do lado esquerdo.

"Quero atualizar vocês do que está acontecendo, obviamente como vocês podem ver pelo meu rosto. Eu tenho uma síndrome chamada Ramsay Hunt, por causa desse vírus que ataca os nervos do meu ouvido e meus nervos faciais e fez meu rosto ficar paralisado", explicou no vídeo.

No início desta semana Bieber adiou três shows de sua turnê mundial por questões de saúde. As apresentações seriam em Toronto, no Canadá e em Washington, nos EUA.

O que é Síndrome de Ramsay Hunt

A Síndrome de Ramsay Hunt é uma doença rara, causada pelo vírus herpes-zoster, o mesmo da catapora. Ela começa como uma infecção nos nervos da face e do ouvido e se manifesta de diferentes formas. 

Além da paralisia facial exposta por Bieber, há ainda sintomas como problemas de audição, vertigem, manchas e bolhas vermelhas na região da orelha, que tendem a se manifestar quando há uma queda imunológica na pessoa que já carregava o vírus inativo.

O neurocientista Leandro Alcerito A. Roque explica que tontura e manchas na pele são os primeiros sintomas da síndrome, que tendem a piorar até chegar na paralisia facial.

"É o sintoma mais perceptível. Por isso, o paciente procura um neurologista, confundindo com um derrame", diz.

Apesar de a doença não ser contagiosa, o vírus pode ser encontrado nas bolhas localizadas na orelha infeccionada, o que facilita a transmissão para outras pessoas. Outra risco é de provocar catapora em pessoas que não tiveram a infecção.

Como tratar

O tratamento é feito com uso de antivirais e corticoides receitados por um infectologista. Para aliviar as dores, podem ser recomendados medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, exceto quando há compressão do nervo facial. Neste caso, uma intervenção cirúrgica é necessária para aliviar a paralisia.

Além disso, tratamento com fonoaudiólogo ajuda a minimizar os efeitos da infecção na audição e de paralisia dos músculos da face.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade