Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Entenda a lesão que tirou Cauã Reymond de Passione

Compartilhar
Fábio Santos

O ator Cauã Reymond se submeteu a uma cirurgia nesta terça-feira, em um hospital de São Paulo. O ator deve ficar afastado das gravações por algumas semanas. A operação foi realizada por causa de uma lesão labral, que atinge o quadril. Este tipo de lesão é comum em atletas, tendo, inclusive, ocasionado o abandono de carreira do tenista Gustavo Kuerten.

Foto: TV Globo / João Miguel Júnior / Divulgação

Para entender mais sobre esta lesão, que atinge a estrutura fibrocartilaginosa e que reveste a parte interna do quadril onde o fêmur se encaixa, conversamos com o ortopedista e traumatologista Marcos Britto da Silva, que também é especialista em medicina esportiva, e comentou sobre a lesão.

Terra - A lesão labral no quadril é simples ou complexa?

Marcos Britto da Silva: A lesão do quadril não é uma lesão simples, ela é causada pelo impacto femoroacetabular, que nada mais é do que um choque entre o colo do fêmur e a reborda do acetábulo, que é a parte do quadril onde o osso se encaixa.

Terra - Ela acontece com frequência?

Britto da Silva - A lesão labral é um diagnóstico recente e muitos médicos ainda não conhecem a patologia, porém é uma causa frequente de dor no quadril e algumas vezes de dor irradiada para a coxa.

Terra - O que leva uma pessoa a ter este tipo de lesão?

Britto da Silva - Ela é causada por impacto repetido entre o fêmur e o acetábulo, por isso é mais frequente nos atletas jovens. Existem dois tipos de impacto: CAM quando a deformidade está na cabeça do fêmur, e PINCER quando ocorre impacto entre o colo do fêmur e a reborda acetabular.

Terra - A recuperação é rápida?

Britto da Silva - O tratamento inicial é conservador, porém esse tratamento falha na maioria dos casos quando tratamos atletas. Muitos pacientes requerem cirurgia e nesses casos a recuperação é mais demorada, de algumas semanas.

Terra - É uma lesão típica de atleta, ou qualquer pessoa pode sofrer?

Britto da Silva - Qualquer pessoa pode ter lesão labral, porém é muito mais frequente nos atletas. Inclusive, alguns estudos recentes têm associado o impacto femoroacetabular como sendo um predisponente da artrose do quadril.

Terra - Qual é o perfil do lesionado?

Britto da Silva - O paciente típico é o homem jovem, atleta entre 20 e 40 anos, com pequena dor intermitente no quadril, que piora com as atividades físicas. Em geral, a dor progride lentamente e algumas vezes o paciente relata que a dor surgiu após um pequeno trauma.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra