Envelhecimento saudável: 5 dicas de bem-estar para a terceira idade
O envelhecimento populacional é uma realidade em todo o globo, especialmente no Brasil. Por isso, cuidar da saúde nesta fase é tão importante
O envelhecimento da população é uma tendência global, e no Brasil não é diferente. Estimativas apontam que até 2050, o número de idosos no país saltará de 31 milhões para 60 milhões, representando quase 30% da população, indica o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
E todos sabemos que não tem como escapar do envelhecimento, mas é possível vivenciá-lo da forma mais saudável, com práticas que vão manter uma qualidade de vida elevada. Pensando nisso, o fisioterapeuta Mario Chueire dá algumas dicas para preservar a saúde na terceira idade. Confira:
Conselhos para uma vida saudável durante o envelhecimento
Atividade física regular: a manutenção de um estilo de vida ativo é crucial, destaca Mario. Por isso, caminhadas, exercícios de baixo impacto, e exercícios de força são excelentes opções para manutenção da massa muscular e condicionamento físico.
Alimentação balanceada: segundo o profissional, uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e fibras ajuda a manter a saúde em dia.
Atividades mentais: exercitar o cérebro é tão importante quanto o corpo. Portanto, jogos mentais, leitura e aprendizado contínuo são práticas recomendadas.
Socialização: conforme o profissional, manter conexões sociais é vital para o bem-estar. "Participar de grupos, clubes ou atividades comunitárias pode promover a saúde mental. Estar com a família e amigos, ir ao cinema, por exemplo, pode fazer total diferença", diz ele.
Importância da fisioterapia na terceira idade
Além dessas atitudes, o idoso pode buscar a ajuda da fisioterapia para restaurar a mobilidade e funcionalidade, aliviar dores crônicas e prevenir lesões.
"O envelhecimento não é uma limitação, mas sim uma oportunidade para explorar a vida de maneira diferente. Com exercícios personalizados para idosos e adaptados às suas necessidades individuais", diz Mario.
Vale lembrar que possuir uma reserva de músculos é como ter uma espécie de "poupança" para o futuro, garantindo uma boa qualidade de vida durante o envelhecimento, finaliza o especialista.