Equilíbrio muscular e o joelho
Manter os músculos fortes é essencial para prevenir problemas na articulação
A importância do Equilíbrio Muscular! O cuidado com nós mesmos passa por tantas áreas diferentes, que por vezes nos sentimos sobrecarregados e até mesmo perdidos sobre o que realmente fazer. Quando focamos no corpo humano, por exemplo, precisamos de um olhar integral, para buscar maior qualidade de vida. E é com essa visão do todo, que devemos pensar em como tratamos o joelho. Dores na região é uma das principais queixas em consultas com ortopedistas. Maior articulação do corpo humano, tem papel essencial no dia-a-dia e tanto atividades cotidianas quanto exercícios físicos podem danificar o joelho. E os males podem ser divididos, segundo o Dr. Pedro Baches Jorge, ortopedista, especialista em joelho, e médico do esporte da Clínica SO.U, em dois tipos: aquelas causadas por um desequilíbrio muscular e não relacionadas à um trauma, e aquelas geradas por lesão. O joelho é formado, basicamente, por quatro ligamentos, meniscos, cartilagens e a rótula (osso da parte anterior), que fica entre a tíbia (osso maior da parte inferior da perna) e o fêmur (osso da coxa). Sabendo dessa estrutura, é possível entender a importância de haver o fortalecimento dos músculos da região que o envolve. "Uma vez que os músculos da coxa, panturrilha e coxa, entre outros, são trabalhados, eles são capazes de absorver grande parte da carga provocada pela atividade realizada. Assim, há redução do estresse causado nas demais estruturas que formam a articulação", explica o médico. E as formas para atingir esse equilíbrio podem ser praticadas no dia-a-dia, em casa ou com em uma academia, com acompanhamento profissional. E, prevenir as lesões, é um método muito mais fácil do que corrigir após o problema ter se instalado. Por isso, o Dr. Pedro Baches recomenda alguns exercícios que colaboram com o fortalecimento dos músculos e, por consequência, do joelho:
AfundoEm pé com as pernas separadas, leve uma à frente, em um passo largo. Apoiando o peso no pé que está a frente, flexione ambos os joelhos, descendo com a coluna ereta até quase tocar no chão. Atente-se para que o joelho da perna da frente não ultrapasse a ponta do pé. Levante e desça novamente. Repita o movimento entre 7 e 12 vezes e alterne a posição das pernas.
Agachamento simplesEm pé, afaste as pernas até que estejam alinhadas com o ombro. Flexione os joelhos, com a coluna ereta, jogando o quadril para trás, até a perna chegar a aproximadamente um ângulo de 90°.
Adução do quadrilDeite de lado em uma esteira ou colchonete apoiando um dos cotovelos. A perna do lado no qual o corpo está apoiado, deve ficar reta, e a outra flexionada. Levante a perna estendida e mantenha no ar por volta de 10 segundos e então abaixe. Repita por três vezes em cada lado.
PonteDeite de barriga para cima. Flexione os joelhos e levante o quadril. Segure por cerca de 10 segundos e abaixe. Repita o movimento.
Abdução deitadoEm um colchonete ou esteira, deite de lado com apoiando a cabeça sobre o braço e mantendo as pernas retas. Suba a perna que está posicionada em cima até onde conseguir e desça novamente. Repita o movimento e alterne o lado. *Dr. Pedro Baches Jorge é médico Ortopedista, especializado em Joelho e Medicina do Esporte. Fundador do Núcleo de Medicina do Esporte do Hospital Sírio Libanês e Membro do Grupo de Trauma Esportivo da Santa Casa de São Paulo. Diretor Científico da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE) e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ). Clínica SO.U - Unidade Bela Vista - R. Barata Ribeiro, 398 - 3º andar - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-000 - Tel.: +55 (11) 3258-1706