Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Escarlatina: doença pode ser a causa por trás da morte de três crianças em MG

Infecção contagiosa costuma atingir crianças em idade escolar; conheça os sintomas e tratamentos

27 out 2023 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Imagem meramente ilustrativa de uma criança com febre
Imagem meramente ilustrativa de uma criança com febre
Foto: yaoinlove / iStock

Em um mês, três crianças vieram a óbito por insuficiência respiratória aguda e choque séptico no município de São João del Rei, no interior de Minas Gerais. As causas são ainda investigadas, mas ao menos uma delas pode ter sido acometida com escarlatina, segundo informa a certidão de óbito.

Trata-se de uma doença infecciosa e contagiosa, que atinge mais comumente crianças em idade escolar. Isso explica o fato de municípios vizinhos nas cidades de Tiradentes, Santa Cruz de Minas, Ritápolis e Conceição da Barra de Minas suspenderem as aulas para desinfecção das unidades de ensino. 

Como informa a Folha de S. Paulo, a própria São João del Rei também adotou a medida. Mas, de acordo com a publicação, a autoridade estadual disse que "não há critérios que comprovem surto ou risco à saúde da população de São João Del Rei, bem como nenhuma evidência epidemiológica que justifique a alteração na rotina das atividades da população, como paralisação nas escolas".

A primeira vítima foi uma criança de 10 anos, que morreu em 24 de setembro. As outras duas, de 3 e 10 anos, faleceram em outubro. Há ainda mais duas crianças da cidade internadas. Em resposta, a prefeitura anunciou a compra de 3.750 kits rápidos para identificação da bactéria no sistema de saúde.

Novo vírus? Saiba o que é "doença X", termo criado pela OMS Novo vírus? Saiba o que é "doença X", termo criado pela OMS

Entenda a doença

A escarlatina é provocada pela bactéria estreptococo beta hemolítico do grupo A, "Streptococcus pyogenes", a mesma que causa amigdalite, artrite, pneumonia, endocardite, impetigo e erisipela. Mas a maioria das pessoas infectadas pela bactéria não desenvolve a doença. Segundo o Ministério da Saúde, apenas cerca de 10% são sensíveis às toxinas liberadas pela Streptococcus.

Para as crianças acometidas, os sintomas mais comuns são:

  • início repentino com calafrios e febre alta nos primeiros dias
  • dor de garganta intensa
  • pequenas manchas vermelho-escarlate, primeiro no tronco, depois face, pescoço, membros, axilas e virilha
  • caroços avermelhados na língua
  • vômitos

Como ocorre a transmissão?

O Ministério da Saúde esclarece que a transmissão de escarlatina é feita pelo contato direto com a saliva ou secreção nasal de pessoas doentes ou mesmo com aquelas que possuem a bactéria, sem desenvolver os sintomas. Tal contato pode ocorrer por meio de gotículas expelidas na tosse ou espirro, pelo beijo ou por objetos compartilhados.

Como tratar a escarlatina?

A pasta garante que o tratamento é simples, com antibióticos e medicamentos para sintomas como dor e febre. Mas é importante diagnosticar o problema rapidamente para evitar complicações. Quadros mais graves podem levar a otites, meningite, reumatismo infeccioso e problemas nos rins.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade