Especialista recomenda yoga no combate ao stress
Essa técnica é recomendada principalmente para quem vive com ansiedade
Está cansado de uma rotina particular e pessoal agitada sem nenhum momento de tranquilidade? A solução pode ser no yoga, ou seja, dentre os seus vários benefícios torna-se eficaz no combate ao stress, segundo o especialista em fisiologia do exercício Felipe Kutianski.
O papel do yoga no combate ao stress
Estudos reforçam que a mente e os processos fisiológicos, o que inclui o tratamento e a cura, estão entrelaçados. Segundo Felipe, o stress psicológico afeta diversos sistemas fisiológicos, hormonais, bioquímicos e o sistema imunológico, que pode levar ao desenvolvimento de muitas patologias.
"O yoga é capaz de reduzir o stress através da modulação do estado inflamatório e por apresentar uma significativa redução dos níveis de cortisol. Além disso, as técnicas respiratórias da prática pranayamas também podem estimular o sistema cardiorrespiratório, o que gera benefícios nas respostas inflamatórias e no sistema imunológico", alegou.
Vale lembrar que o Brasil ocupa a segunda posição entre os países com as principais incidências de Síndrome de Burnout, conforme o levantamento da OMS (Organização Mundial da Saúde). Esse aumento dos fatores que desencadeiam o stress faz com que o yoga ganhe força no mercado fitness.
"O yoga é uma prática milenar de origem indiana, comumente associada ao desenvolvimento espiritual, porém a ciência já demonstrou sua eficácia no ganho de força física e equilíbrio mental", comentou o profissional.
Técnica adaptada
Felipe Kutianski ainda destacou a importância do yoga como uma prática acessível, ou seja, que pode ser realizada até dentro da sua casa. "À medida que mais pessoas buscam alternativas saudáveis para lidar com as pressões do dia a dia, o yoga oferece uma solução cientificamente comprovada para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral", terminou.
Confira os 10 benefícios comprovados do yoga
- Melhora dos níveis de flexibilidade e alongamento;
- Desenvolvimento do ambiente hipertrófico da musculatura esquelética;
- Redução dos valores de reserva dos adipócitos de gordura;
- Reeducação postural com vantagens ergonômicas;
- Melhora da sensibilidade aos indicadores de dor;
- Retardamento do processo de osteoporose;
- Aumento do fluxo sanguíneo e irrigação cerebral;
- Melhora do sistema linfático;
- Diminuição da pressão arterial;
- Controle dos níveis de cortisol e regularização das glândulas adrenais.