Esqueça a base: 5 passos para conquistar uma pele impecável
Uma pele naturalmente bonita é possível? Dermatologistas esclarecem os caminhos
Manter uma pele radiante sem maquiagem requer uma rotina de cuidados com limpeza, hidratação, proteção solar, uso de cremes noturnos e tratamentos de consultório.
Imagina não ter que aplicar nada de maquiagem na pele além do hidratante e protetor solar e, mesmo assim, ter um efeito cosmético próximo ao de bases e BB Creams? Será que é possível chegar nesse resultado?
“Uma pele naturalmente bonita deve ser saudável e ter uma rotina de cuidados adequados a cada tipo, idade e época do ano. Independente da boa genética, bons hábitos de vida são pilares que promovem a beleza, saúde e longevidade. A alimentação equilibrada, sono de boa qualidade, exercícios regulares, baixa ingestão de bebida alcoólica e evitar o tabagismo são fundamentais para a manutenção da beleza da pele, além do uso de fotoprotetores adequados, que são os princípios elementares para prover saúde ao nosso corpo como um todo e, isto, claramente inclui seu maior órgão: a pele”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
“A visita ao dermatologista também se faz necessária, uma vez que a evolução no campo das tecnologias permite tratamentos cada vez menos invasivos e com resultados expressivos para melhorar a qualidade da pele”, acrescenta o dermatologista Abdo Salomão Jr., membro da SBD e expert em tecnologias dermatológicas.
Mas o que realmente precisa ser feito para uma pele radiante mesmo sem maquiagem? Abaixo, os médicos explicam os cinco principais passos:
1. A limpeza profunda e eficiente é o primeiro passo
A remoção de sujidades é uma etapa importante para uma pele saudável. “Ela é ideal para controle da oleosidade, retirada da sujidade e das nanopartículas de poluentes que ficam aderidas à superfície. Os sabonetes devem apresentar na formulação extratos puros naturais em alta concentração como hamamélis, camomila, calêndula, aveia, malva, grapefruit, entre outros”, explica Claudia Marçal.
Em consultório também é possível melhorar a hidratação e ainda promover uma poderosa limpeza da pele, inclusive dos micropoluentes, graças à hidrodermoabrasão do Hydrafacial, segundo a médica.
“O Hydrafacial promove melhora instantânea da qualidade da pele graças à patenteada tecnologia Vortex-Fusion presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado à tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes que promovem melhora instantânea da qualidade do tecido cutâneo e da luminosidade da pele”, explica o dermatologista Renato Soriani.
2. Hidratação sob medida
A hidratação é um passo essencial para garantir uma pele uniforme, com viço e luminosa. “Mesmo para quem tem pele oleosa, a hidratação é fundamental, pois ajuda a equilibrar a produção de sebo. Para peles oleosas, opte por hidratantes leves, com fórmulas em gel ou oil-free; já peles secas pedem fórmulas mais ricas, com ingredientes como ceramidas e manteiga de karité”, diz Abdo Salomão Jr.
Os nutracêuticos também podem atuar nessa etapa, um exemplo é o F.C. Oral, ou as chamadas cápsulas de caviar. “Elas contêm ômega-3 vetorizado pelo fosfolipídeo. Por ter identidade com a membrana celular, o ativo promove uma hidratação de dentro para fora, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação”, diz Claudia.
3. Proteção solar para evitar manchas
O uso diário do filtro solar é vital para a prevenção do câncer de pele - mas também para manter a pele jovem, firme, uniforme e elástica.
“O protetor solar é o grande defensor do efeito das radiações na produção de manchas na pele e na destruição do colágeno. Particularmente a radiação ultravioleta A longa atinge a derme profunda, ou seja, ela passa a epiderme, passa a camada basal, onde estão as células produtoras de melaninas (melanócitos), e vai causar um processo de desarranjo, de desestruturação das fibras do colágeno. E o protetor solar com FPS de no mínimo 30 é insubstituível na prevenção desses danos”, explica Claudia Marçal.
4. Cremes noturnos para o tratamento da pele
À noite é o momento de seguir a prescrição do dermatologista e utilizar compostos à base de vitamina A ácida, alfa-hidroxiácidos e derivados associados a clareadores, segundo Claudia Marçal. “Podemos também utilizar antioxidantes como alistin, resveratrol, vitamina E e C, overnight repair, fatores de crescimento, dentre outras formulações específicas para cada caso, tipo de pele e idade”, diz ela.
5. Tratamentos de consultório para epiderme
De acordo com Abdo Salomão, embora existam muitos tratamentos para a derme, onde está o colágeno, não é só essa camada que envelhece: na epiderme isso também ocorre. “Ela fica fina, com linhas e manchas, menos hidratada e com poros mais abertos. Existem tratamentos para efeito blur, glow, pele de porcelana ou um skincare de resultados mais rápidos”, diz o médico.
“Um dos exemplos para esse tipo de tratamento é o Epidermobooster, realizado com o laser Pro Collagen, da plataforma Solon. Ele engrossa a pele, com mais tensão, mais viço e com uma coloração mais brilhante. Também é uma novidade o Hybrid Co2, com efeitos importantes para a melhora da qualidade da pele”, diz o médico.
Claudia Marçal diz que tratamentos como Hydrafacial, Zaffiro e Volnewmer também podem ser eficazes.
Por fim, o médico diz que pacientes acima de 30 anos que desejam deixar a aparência da pele mais jovial, brilhante e reluzente se beneficiam dessas dicas. “A indicação médica é fundamental para um tratamento eficaz”, finaliza.
(*) Homework inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.