Estudo aponta riscos de unhas de gel; entenda
Um professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York lançou um alerta sobre as chamadas unhas de gel. Trata-se da aplicação de várias camadas de um tipo especial de esmalte, que é fixado em uma máquina por meio de lâmpadas que emitem raios UV. E, segundo o especialista, aí está o perigo. O médico Chris Adigun diz que os raios danificam a pele, assim como em sessões de bronzeamento artificial. "Mulheres que frequentemente colocam unhas de gel deveriam considerar os riscos de desenvolver câncer de pele", disse ao jornal Daily Mail.
O médico, membro da Academia Americana de Dermatologia, recomenda que as mulheres apliquem protetor solas nas mãos antes das sessões. Mesmo assim, o risco ainda não é eliminado, já que não se sabe a quantidade de raios aos quais a pele é exposta, pois as máquinas não são padronizadas.
O médico se baseia em um estudo de 2009 que mostrou casos de mulheres de meia idade que foram diagnosticadas com câncer de pele após passar por várias sessões para aplicar a unha em gel. Além do risco de desenvolver a doença, as mulheres expõem a pele a maiores chances de envelhecimento precoce e podem esconder problemas nas unhas, já que a cobertura dura mais do que os esmaltes convencionais.
Apenas na Inglaterra, em três anos, o número de salões que passou a oferecer a técnica subiu quase 20%.