Evite esses 2 alimentos antes de dormir se quiser desinchar
Grupos de alimentos podem afetar a saúde do sono e contribuir na sensação de inchaço abdominal
A relação entre alimentação e qualidade do sono é cada vez mais evidente, especialmente quando se trata de evitar o inchaço durante a noite. Consumir os alimentos certos antes de dormir pode não apenas promover um sono tranquilo, mas também ajudar a evitar desconfortos causados pela retenção de líquidos.
No entanto, existem certos alimentos que devem ser evitados antes de se deitar, pois podem contribuir para o inchaço e a sensação de desconforto abdominal. Em entrevista ao jornal Hola, a médica Juana Coronado indica que se deve controlar a ingestão de sal e líquidos durante a noite.
De acordo com a especialista, o consumo de alimentos crus não cozidos; batidos; pré-cozidos; frituras; molhos; ricos em açúcar; frituras; vegetais mais indigestos como couve-flor, repolho ou alcachofra, além de causar inchaço, também prejudicam a qualidade do sono.
Por outro lado, a médica recomenda comer os seguintes alimentos no jantar, até 2 horas antes de deitar:
- Alimentos frescos como vegetais cozidos no vapor, grelhados ou em cremes;
- Salmão grelhado, peixe-espada ou atum acompanhados de tomate ou pimentão;
- Proteínas de alto valor biológico provenientes de peixes brancos, como pescada e robalo;
- Se preferir comer carne, optar por frango ou peru, que são ricos em triptofano, um fornecedor de serotonina e melatonina, substâncias que ajudam a adormecer.