Exercício x Ansiedade: 5 coisas que acontecem no cérebro de quem treina
Manter o corpo em movimento é fundamental para vida saudável
O sedentarismo prejudica o metabolismo e eleva o risco de problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade, além de estar associado à redução da longevidade e da independência. Sendo assim, veja na sequência os cinco efeitos do exercício físico para saúde mental com a ajuda do médico do esporte e especialista da BurnUp Marcial Pereira.
O impacto do exercício físico para saúde mental
Mudança de foco
O exercício físico te distrai de pensamentos e emoções negativas. Pessoas que se exercitam regularmente têm um melhor estado de espírito.
Antistress
O exercício fornece um "amortecedor" contra o stress. O exercício pode estar ligado a uma menor reatividade fisiológica em relação ao stress. Simplificando que aqueles que se exercitam mais podem ser menos afetados pelo stress que enfrentam.
Foco e atenção
Demonstrou-se que o exercício pode melhorar a atenção, o foco, a memória, a cognição, a fluência da linguagem e a tomada de decisões por até duas horas após o treino realizado.
Menos dor e mais humor
O exercício faz com que o cérebro produza mais peptídeos opióides endógenos, e ativa o chamado sistema endocanabinóide. Que reduzem a dor e melhoram o humor. Tanto a endorfina quanto o sistema endocanabinóide cerebral atuam como uma espécie de anti-inflamatórios naturais, que ao reduzir a dor e melhorar o humor, atenuam sentimentos de preocupação e desesperança.
Sono
Praticar consistentemente exercícios também pode melhorar significativamente a qualidade do sono, o que é um aspecto fundamental para controle da ansiedade.