Exercícios para quem tem osteoporose
Quem sofre com a doença não deve abandonar as atividades físicas
A osteoporose é uma condição metabólica que assola principalmente as mulheres e é caracterizada pela maior porosidade da massa óssea. Nesses casos, fica a dúvida se a prática de atividade física é recomendada ou pode prejudicar a saúde dos ossos. Mas já adiantamos que é possível e benéfico fazer exercícios.
"A atividade física não irá prejudicar quem está passando por esse processo, na verdade irá ajudar a controlá-lo. Sem movimento ele irá evoluir muito mais rápido", diz Marcio Atalla.
Exercícios ajudam quem sofre com a osteoporose
A presença da osteoporose não exclui a necessidade de movimento, apesar do receio que a ideia possa causar em quem sofre com essa condição.
"Antes de falar da atividade física, é preciso consultar um médico para avaliar a saúde óssea, complementar o cálcio e a vitamina D - por isso, tomar sol é tão importante. Por fim, os exercícios irão entrar nesse combo de tratamento", afirma o educador físico.
Impacto é importante para ganhar massa óssea
Porém, em muitos casos, a pessoa inicia atividades de baixo impacto, como a hidroginástica, pois é comum que já estejam acima do peso e sejam sedentárias.
"Cerca de 90% das pessoas que sofre com osteoporose ou osteopenia (fase inicial da perda de massa óssea) é do sexo feminino e, normalmente, chegando ou já na menopausa", diz.
Exercícios na água, embora sejam ótimos em outras situações, não são os mais indicados para quem tem osteoporose. Isso porque eles retiram o impacto e ele é necessário.
"Quando há impacto na atividade física, você estimula a produção de massa óssea. Não precisa ser uma atividade de altíssimo impacto, mas ele tem de estar presente", explica Atalla.
Opções de atividade física
• Caminhada, que pode ser feita em descidas para aumentar o impacto;
• Dançar;
• Musculação, a realização do exercício pressiona o osso, provocando ganho de massa óssea;
"Contudo, não podemos olhar apenas um fator. Muitas vezes a pessoa tem sobrepeso ou sofre com dores nas articulações, aí como conciliar esses elementos? A atividade de impacto não precisa ser feita todos os dias, ela pode ser alternada com outras, como a musculação e o pilates, por exemplo", aconselha Atalla.