Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica

Uma mãe viralizou após usar parafusadeira para arrancar dente de leite da filha. Dentista contraindica o método, e ensina maneira mais adequada

18 nov 2023 - 18h01
(atualizado em 20/11/2023 às 17h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma mãe viralizou após usar uma parafusadeira para arrancar o dente de leite da filha. O método inusitado deu certo e, mesmo após um pequeno susto, a pequena Ana Júlia, de 8 anos, apareceu sorrindo com a "janelinha" e o dente na mão. 

Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica -
Existe jeito certo de arrancar dente de leite? Dentista explica -
Foto: Shutterstock / Saúde em Dia

Embora tenha corrido tudo bem, vale destacar que a técnica não deve ser reproduzida. Isso porque a parafusadeira é uma ferramenta perigosa e pode machucar qualquer um dos envolvidos. Além disso, a ação pode causar riscos à saúde oral da criança.

"Nós dentistas desencorajamos as extrações de dentes de leite nesse formato. Ao arrancar o dentinho de forma muito brusca e com objetos que estejam sujos podemos, eventualmente, expor a criança a riscos desnecessários", alerta a Dra. Anna Karolina Ximenes, dentista da IGM Odontopediatria. 

Dentre os principais riscos, a profissional cita, por exemplo:

  • Infecção pela manipulação inadequada e sujeira desses objetos que estão sendo utilizados na ação; 
  • Retenção de pequenos pedaços da raiz, por se tratar de um movimento muito brusco;
  • Danos ao tecido gengival, com um maior sangramento e dor;
  • Trauma emocional, nos casos de insucesso, pois há aumento da ansiedade e do estresse na criança se for preciso repetir a tentativa de remoção do dente de leite.

Existe um jeito certo de arrancar o dente de leite?

A dentista ressalta que a retirada dos dentes de leite geralmente representa um momento de muita alegria para os pais e para a criança, pois uma nova etapa está se iniciando. Portanto, vale destacar que existe uma forma mais adequada de se fazer isso em casa. "Com o dente bastante mole, podemos usar uma gaze ou pano limpos, fazer movimentos circulares suaves até que ele se desprenda da gengiva", orienta a profissional.

Já a partir dos seis anos de idade é esperado o período de troca da dentição de leite para a dentição permanente. Segundo Anna Karolina, o momento ideal para realizar a extração é quando o dente está tão mole que dá a impressão de que vai sair "sozinho".

Por mais "soltinho" que esteja, é normal surgir um leve sangramento. Por isso, recomenda-se pedir para a criança morder uma gaze por alguns minutos, além de consumir líquidos ou alimentos bem gelados. 

Já nos casos em que os pais ou a criança sintam dificuldades para retirar o dente de leite deve-se procurar sempre ajuda profissional. É o caso, por exemplo, de algumas situações de retenção tardia do dente de leite, onde não há uma reabsorção completa da raiz do dente decíduo e o mesmo fica retido na boca. 

"Com isso o dente permanente desvia seu trajeto e irrompe em uma posição ectópica (normalmente atrás do dente de leite) e, por isso, esse dentinho de leite não amolece adequadamente, o que torna sua extração indicada por um profissional", diz a dentista.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade