Família de Faustão não pretendia falar sobre transplante: 'Foi anunciado por uma rádio'
Apresentador já sabia da necessidade do transplante desde que foi internado, no dia 5 de agosto; notícia "vazou" 15 dias depois
Entre agradecimentos e esclarecimentos sobre o coração que Fausto Silva recebeu, Luciana Cardoso, esposa do apresentador, revelou que ele entrou na fila de transplante no último dia 8 de agosto. Ou seja, 12 dias antes que a informação viesse a público, no domingo retrasado (20).
"Nos mantivemos em silêncio como é característica da família até que a internação se tornou pública", afirma Luciana em carta aberta publicada em seu Instagram, na tarde desta segunda-feira (28).
"A princípio, achamos que preservar o quadro clínico e a necessidade do transplante seria a melhor opção. Mais uma vez, as coisas tomaram outro rumo e o transplante foi anunciado por uma rádio. Com toda transparência que nos é característica, confirmamos a notícia", seguiu, acrescentando que já se sabia da necessidade de um transplante desde que ele foi internado, em 5 de agosto.
O grande público só soube que Faustão estava hospitalizado no dia 17, com quadro de insuficiência cardíaca. Só no domingo (20), a assessoria do Hospital Albert Einstein divulgou que o apresentador precisaria de transplante dado o agravamento de seu estado.
"O paciente está em diálise e necessitando de medicamentos para ajudar na força de bombeamento do coração. Fausto Silva já foi incluído na fila única de transplantes, regida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que leva em consideração, para definição da priorização, o tempo de espera, a tipagem sanguínea e a gravidade do caso", disse a nota assinada pela equipe dos médicos Fernando Bacal, cardiologista, e Miguel Cendoroglo Neto, diretor médico e Serviços Hospitalares, na ocasião.
No entanto, depois que a notícia se tornou pública, a família aproveitou o momento de dor para estimular a doação de órgãos no país. Luciana Cardoso chegou a criar um perfil no Instagram, "Faustão do Meu Coração", para estimular a campanha.
Já João Guilherme Silva, um dos filhos do apresentador, divulgou em sua conta pessoal a história de um transplante bem sucedido muito próxima dele. Anne-Marie, filha de Schynaider Moura, namorada dele, passou pela mesma cirurgia no ano passado, aos 13 anos.
Tempo de espera
Com essa informação, agora se sabe que Faustão recebeu o transplante em 20 dias. O prazo está dentro da estimativa do Ministério da Saúde.
Dados do Sistema Nacional de Transplantes (SNT) citados pelo G1 indicam que quase um terço dos transplantes de coração feitos de 1º de janeiro até 27 de agosto foram em 72 pessoas com menos de 30 dias na fila. A menor fração se refere a 38 pessoas que estão há mais de um ano na fila de espera.
Em nota, a pasta também afirma que só no primeiro semestre deste ano, 206 transplantes de coração foram realizados, um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na última semana, entre 19 e 26 de agosto, 13 transplantes do tipo foram realizados, sete deles apenas em São Paulo. O Brasil ostenta o título de país com o maior sistema público de transplantes de órgãos do mundo.