Famosos promovem campanha contra câncer nos testículos
Inspirado em desafio do gelo, novo viral busca incentivar homens a se preocupar com deficiências na região íntima
Surfando na onda do desafio do balde de gelo, que acabou envolvendo pessoas do mundo todo, inclusive no Brasil, personalidades da Inglaterra e outros países estão promovendo a #FeelingNuts, campanha bem humorada para chamar atenção para o câncer nos testículos.
No entanto, ao contrário do desafio da ALS, o novo viral não pede doações em dinheiro e nem algum desafio maldoso como derramar água gelada na cabeça. A ideia é simplesmente fazer com que homens no mundo todo passem a pegar e sentir os testículos por conta própria com maior frequência, em busca de acusar qualquer anormalidade.
A campanha tem ganhado força desde agosto, quando o apresentador Rick Edwards publicou uma foto agarrando as partes íntimas. O desafio foi passado para o comediante britânico Ricky Gervais, que por sua vez entregou a bola (com o perdão do trocadilho) para Hugh Jackman, que não recusou participar. O projeto foi inicialmente idealizado pela organização britânica Check One Two.
Em 2011, uma pesquisa encomendada pela revista Veja mostrou que o câncer de testículo atinge 8.300 homens e mata 350 por ano no Brasil. Ao contrário do tumor na próstata, a doença nos testículos atinge, em sua maioria, homens entre 20 e 40 anos.
I challenge @professorgreen, @phlaimeaux, @alexa_chung and @rickygervais to top my lovely crotch grab #feelingnuts: pic.twitter.com/8CAQz1nrLs
— Rick Edwards (@rickedwards1) August 28, 2014
.@rickedwards1 Get a load of this! #feelingnuts I nominate @RedHourBen @aaronpaul_8 @arnettwill pic.twitter.com/FL2y1uy0ko
— Ricky Gervais (@rickygervais) August 28, 2014
I accept #feelingnuts raising awareness for testicular cancer. I nominate @ActuallyNPH @michaelstrahan @rickygervais pic.twitter.com/zl1lce9Rfr
— Hugh Jackman (@RealHughJackman) October 1, 2014