Faustão não apresenta sinais de rejeição do coração e vai para o quarto, diz hospital
Apresentador passou por transplante no último dia 27 de agosto
O apresentador Fausto Silva se recupera bem do transplante do coração e foi transferido para o quarto nesta sexta-feira, 8, onde dá continuidade à reabilitação, diz boletim do Hospital Albert Einstein divulgado.
"O paciente Fausto Silva apresenta boa recuperação após a realização de transplante de coração no dia 27 de agosto, no Hospital Israelita Albert Einstein. Permanece com função cardíaca normal e sem evidências de rejeição do órgão. Foi transferido para apartamento, onde segue em processo de reabilitação", diz a nota, assinada pelos médicos Fernando Bacal, Fábio Antônio Gaiotto e Miguel Cendoroglo Neto.
Na semana passada, Faustão gravou vídeo agradecendo quem torceu por sua recuperação, e principalmente, à família do doador do seu novo coração. Faustão passou por um transplante cardíaco no domingo, 27, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
"Quero agradecer, fazer um agradecimento especial ao José Pereira da Silva, pai do Fábio, que teve uma grandiosidade incrível, uma generosidade absurda, que proporcionou que eu estivesse vivo. Eu fico emocionado, me deu a chance de viver de novo", disse o apresentador.
Ainda que o doador não tenha sido confirmado pelos órgãos oficiais --já que a lei brasileira proíbe essa divulgação--, acredita-se que o novo coração de Faustão seja de Fábio Cordeiro da Silva, o jogador de futebol de várzea que morreu no sábado, 26, vítima de um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele sonhava em ser atleta profissional e chegou a fazer testes em grandes times, como o Palmeiras.
Segundo a família, um dos órgãos que Fábio doou foi o coração. Faustão também mandou uma mensagem para José Pereira da Silva, pai do doador: "A única coisa que eu prometo é honrar a memória do seu filho fazendo só coisas boas."
Por que Faustão recebeu coração tão rápido
O apresentador Fausto Silva conseguiu receber um novo coração no domingo, 27, depois da equipe de um outro paciente recusar o órgão. A informação foi dada pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo.
• FAUSTÃO ERA PRIORIDADE: Doze pacientes aguardavam na fila. Desse total, quatro eram casos prioritários, e o apresentador se encaixava em um deles. Faustão ocupava o 2º lugar na fila de prioridade.
• FAUSTÃO FUROU FILA? Especulações na internet de que Faustão teria "furado a fila" para receber o novo órgão fez com que o Ministério da Saúde esclarecesse que o apresentador foi priorizado em razão de seu estado muito grave de saúde.
• QUANTO TEMPO FAUSTÃO FICOU NA FILA: A esposa de Faustão, Luciana Cardoso, 46, contou que o apresentador esperou 20 dias para receber um novo coração. "Depois dos exames do painel de anticorpos e outros detalhes médicos, Fausto foi incluído na lista no dia 8 de agosto", escreveu ela em carta aberta.
• COMO FOI A CIRURGIA DE FAUSTÃO: O apresentador foi operado ainda na tarde de domingo, depois de o Hospital Israelita Albert Einstein ter sido acionado na madrugada para avaliar a compatibilidade do órgão. A cirurgia durou cerca de 2h30 e foi bem sucedida.