PUBLICIDADE

Faz mal lavar o cabelo todo dia? Cortar as pontas ajuda a crescer? Veja mitos e verdades

Amanda fez comentário polêmico no BBB 23: é mesmo prejudicial lavar o cabelo diariamente?

14 mar 2023 - 15h00
(atualizado às 15h04)
Compartilhar
Exibir comentários

Confinados no "BBB 23", Cara de Sapato sugeriu que Amanda deveria mudar seus hábitos de higiene no reality. Em um papo com a médica, o lutador afirmou que ela deveria lavar o cabelo mais vezes e a sister rebateu. "Se eu lavar todo dia, o meu couro cabeludo fica sensível. Tenho dermatite. Se irrito o cabelo, ele cai mais ainda", explicou ao colega.

Amanda diz que não pode lavar o cabelo todo dia, não pode mesmo?
Amanda diz que não pode lavar o cabelo todo dia, não pode mesmo?
Foto: Paulo Belote / TV Globo

Mas será que realmente há malefícios associados à lavagem assídua? Esse assunto gera muitas dúvidas e não é difícil achar uma ou outra informação confusa.

Mas o que é dermatite seborreica?

Dermatite seborreica é uma afecção crônica que se manifesta em partes do corpo onde existe maior produção de óleo pelas glândulas sebáceas ou a presença de um fungo, o Pityrosporum ovale. Ela se manifesta sob a forma de lesões avermelhadas que descamam e coçam, principalmente no couro cabeludo.

Para diminuir a caspa no cabelo causada pela inflamação, a médica Fernanda Nichelle, que atua na área estética, alerta a importância de uma limpeza melhor e mais adequada. 

Existe ainda a dermatite de contato

É uma doença de pele desencadeada pelo seu contato com substâncias que são causadoras de irritação, como cosméticos, perfumes, sabonete, produto de limpeza ou bijuteria. Erupção cutânea, coceira, vermelhidão e descamação são sintomas comuns. É importante destacar que elas não são contagiosas e que não podem ser transmitidas para outras pessoas.

Como seria a limpeza no cabelo de Amanda?

Para o couro cabeludo sensível ou dermatite nessa região, há shampoos específicos para a lavagem. A dermatite capilar pode ser seborreica e nesse caso é indicado que se lave o cabelo todos os dias ou em dias alternados, já que não lavar o cabelo pode agravar o quadro de dermatite.

“Lembrando que também existe couro cabeludo sensível sem dermatite e para essas pessoas a lavagem dos fios também deve acontecer com produtos especializados para cada tipo”, destaca a médica dermatologista Natália Venturelli.

Talvez o que Amanda quis dizer é que o fato de estar sem produtos específicos para seu problema capilar, lavar todos os dias, usando os produtos do programa seja prejudicial. 

Quais são os sintomas de dermatite?

Oleosidade no couro cabeludo, escamas brancas que se soltam, escamas amareladas, que são oleosas, coceira e eritema (vermelhidão).

Tratamento de dermatite 

O diagnóstico geralmente é feito clinicamente por um médico dermatologista.O tratamento precoce das crises é importante e pode envolver as seguintes medidas: lavagens mais frequentes; interrupção do uso de chapéus ou bonés; utilizar shampoos que contenham ácido salicílico e antifúngicos; o uso de cremes/pomadas e até mesmo shampoos também com antifúngicos e com corticosteróide podem aliviar bem os sintomas.

Lavar o cabelo todo dia traz prejuízos aos fios?

Afinal, existe uma frequência ideal de lavagem de cabelos? Lavar o cabelo todos os dias não vai estragar os fios ou o couro cabeludo, mas é preciso saber qual o tipo de fio para estabelecer uma frequência de lavagem adequada. 

“Pessoas com couro cabeludo mais seco vão precisar lavar o cabelo com menos frequência do que aquelas que têm o couro cabeludo oleoso, por exemplo. Dessa maneira é possível evitar o ressecamento dos fios e cuidar da saúde capilar”, explica Natália Venturelli.

Hábitos essenciais para proteger o couro cabeludo

Cuidados com a higiene do couro cabeludo tornam o tratamento mais fácil. Lavar o couro cabeludo com frequência e eliminar os fatores desencadeantes como má alimentação, tabagismo e consumo de bebida alcoólica.

“Alguns cuidados específicos como não tomar banhos muito quentes, não dormir em hipótese alguma com o couro cabeludo úmido ou molhado, e controlar o estresse ajudam a melhorar a saúde dos fios”, alerta a médica dermatologista Vivian Armelin.

Confira 5 mitos e verdades quando o assunto é cuidado com os cabelos:

Lavar o cabelo todos os dias faz caírem mais fios?

Mito: Na verdade, nós perdemos normalmente, fisiologicamente, cerca de cem fios de cabelo por dia. Isso é normal e é esperado. Então essa perda não é pela lavagem do cabelo.

Arrancar um cabelo branco faz nascer dois ou mais no lugar daquele?

Mito: O que acontece é que nós envelhecemos todos os dias, e normalmente já vão aparecer mais fios brancos na cabeça, isso é esperado. Então, não é porque arrancou um fio branco que vieram outros. Vieram mais fios brancos porque fisiologicamente esses fios apareceriam, para alguns mais cedo do que para outros, dependendo da genética.

Dormir com o cabelo amarrado, muito apertado, pode causar queda de cabelo?

Verdade: Existe uma condição chamada alopecia de tração. O ideal é evitar penteados que estiquem muito os fios para evitar esse tipo de queda capilar por tensão. 

Existem pessoas que nunca terão o cabelo comprido?

Verdade: Isso é uma verdade, porque o comprimento do cabelo e a qualidade dele também podem vir geneticamente determinados. Há pessoas que o cabelo chega a determinado comprimento e começa a afinar e não cresce mais que aquilo, e não existem tratamentos que vão fazer aquele cabelo crescer. E existem pessoas que nunca vão conseguir ter o cabelo muito volumoso.

Cortar as pontas do cabelo faz crescer mais rápido?

Mito: Isso também é um mito, cortar a ponta não quer dizer que vai fazer o cabelo crescer mais rápido. O que acontece quando se corta a ponta, é que esse cabelo parece estar mais cheio e mais saudável, porque se tira a parte mais deteriorada e mais velha do cabelo, então, sim, o cabelo fica aparentemente melhor, mas não significa que a retirada da ponta vai influenciar no crescimento do tamanho do fio capilar.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade