Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Febre maculosa: 4 dicas para se prevenir da doença de carrapato

Pediatra Daniel Keller indica formas de prevenção e o tratamento para a doença que matou piloto e dentista

14 jun 2023 - 15h58
(atualizado em 19/6/2023 às 11h49)
Compartilhar
Exibir comentários
É importante destacar que a febre maculosa não se transmite de pessoa para pessoa, mas sim de um carrapato que contenha a bactéria.
É importante destacar que a febre maculosa não se transmite de pessoa para pessoa, mas sim de um carrapato que contenha a bactéria.
Foto: Erik Karits por Pixabay / Flipar

Causa da morte do piloto Douglas Costa e da dentista e biomédica Mariana Giordano, a febre maculosa é uma doença rara. É transmitida pelo carrapato-estrela (tipo diferente do que costuma ser encontrado em cachorros) quando o bicho está infectado pela bactéria Rickettsia rickettsii.

Mas não há razão para pânico. Para a transmissão ocorrer, o carrapato precisa estar fixado à pele do indivíduo por pelo menos quatro horas.

Quando a contaminação ocorre, o problema ainda pode ser revertido. É preciso agir rápido — dentro de cinco dias após o surgimento dos sintomas — para iniciar o tratamento com antibióticos. Passado esse prazo, aí sim há risco de que os remédios não façam efeito. Nesses casos, o indivíduo pode ter sequelas como o comprometimento do sistema nervoso central, dos rins, pulmões, lesões vasculares e até morrer, como aconteceu com o casal.

Natureza permitida!

Atento à preocupação de mães e pais diante da repercussão do caso, o pediatra e sanitarista Daniel Becker frisou: pode ir para a natureza, sim!

"Não é todo carrapato que mata! Não se angustie, não pire se achou um carrapato no seu filho no fim de semana na serra", disse o médico em vídeo compartilhado nas redes sociais. 

Ele lembra que a doença é mais prevalente no sudeste do país. Em São Paulo, por exemplo, onde se acredita que Douglas e Mariana se infectaram, menos de 15 casos foram registrados em 2023 até o momento.

Vai para a serra? Confira as dicas do médico para se prevenir:

Roupa comprida e clara

"Não vai fazer uma 'picada' de sandália havaiana e short", alerta o médico. "Quanto mais clara [a roupa]", melhor porque a gente vê o inseto com mais facilidade porque ele é pretinho".

Inseticida sempre

A recomendação é para utilizar produtos com a certificação "DEET", que é eficaz também contra carrapatos.

Proteção física

"Passou pelo mato, fique atento! Verifique seu corpo, peça pra alguém olhar suas costas, principalmente as partes mais escondidas".

Me infectei e agora?

"Se tiver qualquer sintoma depois de ter ido pra uma região onde pode ter tido contato, procure imediatamente a atenção médica. Vai ser tratado a tempo e vai ficar bom", tranquiliza Keller.

Quais os sintomas da febre maculosa?

Os sinais de que o indivíduo pode estar com febre maculosa são dor de cabeça, febre alta, dor no corpo, falta de ânimo, de apetite e manchas vermelhas pelo corpo. Tais marcas se assemelham a picadas de pulga e podem apresentar pequenas hemorragias sob a pele, de acordo com o Ministério da Saúde.

Em geral, os sintomas se confundem com o de outras doenças, como a dengue. Foi esse o erro fatal cometido com a dentista Evelyn Karoline Santos, também vítima da febre maculosa.

Evelyn morreu na última quinta-feira (8), aos 28 anos. Ao jornal "Metrópoles", Marcelo Borges, marido dela, disse que a mulher chegou a procurar mais de um hospital para tratar os sintomas (febre, dor de cabeça, choque e crise convulsiva), mas recebeu o diagnóstico de dengue e foi liberada para tratamento em casa.

Ela é a terceira vítima em Campinas — Evelyn, Mariana e Douglas estiveram em um evento na Fazenda Santa Margarida, no interior da cidade paulista. O espaço teve as atividades suspensas temporariamente. 

A Prefeitura de Campina cobra a apresentação de um plano de contingência ambiental e de comunicação para liberar a realização de novos eventos. Segundo o G1 Campinas e Região, a administração da fazenda disse que age de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e frisou manter um "rigoroso processo de manutenção e cuidados em relação ao espaço".

Febre maculosa: suas principais dúvidas aqui :
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade