Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e pontos de dor
Confira como é feito o diagnóstico e o tratamento desta doença crônica, que é mais comum em mulheres do que em homens
A fibromialgia é um transtorno de saúde que causa dor crônica e generalizada, além de sensibilidade em pontos específicos do corpo. Por ser uma síndrome, essa dor está associada de forma frequente a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade.
Sendo assim, é um transtorno que pode prejudicar a qualidade de vida do paciente, seus hábitos e seu desempenho profissional, já que muitas pessoas também se queixam de alteração de memória e concentração. Apesar da dor muscular generalizada, que dura três meses em média, não é possível identificar evidência de inflamação nos locais de dor de quem a sente.
A fibromialgia afeta cerca de 2,5% da população mundial. As mulheres são as mais afetadas pela síndrome, que aparece entre 30 a 50 anos de idade.
O que causa a fibromialgia?
Alessio Novais, fisioterapeuta especialista em movimento humano, explica que a ciência ainda desconhece a causa real da doença. “Porém sabemos que é comum que fibromialgia se manifeste entre familiares que têm a doença, portanto pode existir certa predisposição genética", comenta.
Pessoas que passaram por estresse emocional crônico ou casos graves de traumas físicos e psicológicos também estão mais propensas a desenvolver a síndrome.
Sintomas de fibromialgia
Dor por mais de três meses em todo ou qualquer parte do corpo, presença de pontos dolorosos na musculatura (normalmente dos dois lados), alteração do sono e fadiga crônica, quadro de depressão ou ansiedade, alterações do hábito intestinal e alterações cognitivas estão entre os sinais de alerta para a síndrome.
Outros sintomas comuns da fibromialgia são:
● Rigidez matinal
● Dificuldade de concentração e memória
● Dor de cabeça
● Formigamento ou dormência nas mãos e nos pés
Quais são os pontos de dor da fibromialgia?
Segundo Alessio, os pontos dolorosos normalmente surgem em um determinado ponto do corpo e pode migrar para outras áreas. "São 18 pontos de dor em todo o corpo, sendo 9 em cada lado. Os pontos de dor são localizados na coluna cervical e torácica, pelve nádegas, cotovelos e joelhos", alerta o especialista.
Diagnóstico
O diagnóstico da fibromialgia é baseado em uma avaliação dos sintomas do paciente e na exclusão de outras possíveis condições médicas. “Até esse momento nenhum exame de imagem ou de sangue é capaz de detectar a fibromialgia. O diagnóstico é predominantemente clínico, baseado nas queixas e exame físico do paciente, testes de índice de dor generalizada", diz Alessio.
O fisioterapeuta acredita que exames complementares não são necessários, uma vez que quase nenhum realmente apresenta sensibilidade suficiente para o diagnóstico.
Tratamento
O tratamento da fibromialgia pode incluir medicação, terapia cognitivo-comportamental, exercícios físicos, fisioterapia, acupuntura e mudanças na dieta e no estilo de vida.
Fibromialgia tem cura? Pode matar?
Não, a doença não tem cura e o objetivo do tratamento é amenizar a dor, melhorar o sono e aumentar a qualidade de vida do paciente. Ainda não há relatos de mortes em decorrência de fibromialgia na literatura médica.