Gases pós-parto
O gás pós-parto é quando uma mulher experimenta aumento da flatulência depois de ter um bebê. O gás pós-parto é comum e geralmente desaparece por conta própria, mas também pode ser um sinal de lesão pélvica ou condição de saúde subjacente. Após o parto é normal que uma pessoa perceba alterações nos movimentos intestinais. Essas alterações podem incluir: gases pós-parto, sensação de inchaço, evacuações involuntárias ou soltas e constipação. Essas mudanças podem acontecer se a pessoa teve um parto vaginal ou cesariana. Os sintomas do gás pós-parto incluem: flatulência, arrotos, dor abdominal aguda e cólicas abdominais. Dependendo da causa, essas alterações digestivas podem resolver naturalmente ou podem exigir tratamento.
Algumas causas do gás pós-parto estão relacionadas a uma condição de saúde subjacente ou a fatores que podem fazer parte do processo de nascimento. Essas causas geralmente estão fora de seu controle. Outras razões referem-se a fatores de estilo de vida e podem ser evitáveis. A gravidez e o parto podem esticar e ferir os músculos e nervos do assoalho pélvico. Isso pode reduzir o controle que uma pessoa tem sobre a passagem de gás. Às vezes, uma episiotomia pode demorar um pouco para cicatrizar. Pode também enfraquecer os músculos do assoalho pélvico e levar a sintomas de incontinência anal, incluindo o gás pós-parto. Se uma pessoa tem gás preso após o parto, isso pode ser devido à constipação.
Comer alimentos que contenham frutose, lactose, sorbitol ou fibra solúvel pode aumentar o gás. Exemplos destes são: alimentos processados, chicletes e doces, laticínios, frutas, leguminosas como feijão, grãos integrais e legumes. Quando uma pessoa quer reduzir o excesso de gás, é uma boa idéia evitar alimentos processados, gomas de mascar e balas. As pessoas podem apreciar os outros alimentos nesta lista como parte de uma dieta equilibrada e saudável. Algumas condições de saúde subjacentes podem aumentar o gás. Estas incluem: doença de Crohn, diverticulite e colite ulcerativa. Os exercícios para o assoalho pélvico, chamados de Kegel, podem ajudar na recuperação da incontinência anal. Também pode ser útil ver um fisioterapeuta especializado em cuidados com o assoalho pélvico. Beber muita água e poses de ioga que melhorem a digestão, como a pose do triângulo, também pode ser benéfico para pessoas com gás no pós-parto. Se uma pessoa tem gás e inchaço devido a uma condição subjacente, o médico recomendará um tratamento adequado.
Referência
https://www.medicalnewstoday.com/articles/322683.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_country=BR&utm_hcp=no&utm_campaign=MNT%20Weekly%20%28non-HCP%20non-US%29%20-%20OLD%20STYLE%202018-08-08&utm_term=MNT%20Weekly%20News%20%28non-HCP%20non-US%29
