Gisele Bündchen faz bochecho de 10 minutos todos os dias para blindar gengivas; faz sentido?
Além do bochecho, a top também raspa a língua diariamente; dentista comenta os benefícios das práticas de Gisele sobre sua saúde bucal
Gisele Bündchen compartilhou truques para a higiene bucal por meio de seu novo livro, entre eles, o uso de um raspador de língua de cobre e o oil pulling. Um dentista explica que são ações úteis, mas que não substituem a escovação e uso de fio dental.
Além de receitas, Gisele Bündchen compartilhou alguns hábitos diários que ela tem em relação à sua rotina de higiene e bem-estar em seu novo livro "Nutrir: Receita simples para corpo e alma" (Best Seller).
Entre os truques, a top model revelou que todos os dias ela usa um raspador de língua de cobre e realiza bochechos de 10 minutos com óleo de ayurveda ou óleo de coco extravirgem com o objetivo de cuidar das gengivas, uma prática conhecida como "oil pulling".
Em entrevista ao Terra, o cirurgião dentista Adriano Rafael explica que a prática de raspar a língua é frequentemente recomendada para remover bactérias, resíduos e células mortas que se acumulam, contribuindo para reduzir o mau hálito e possíveis infecções bucais.
“Um raspador de cobre pode ser uma escolha eficaz, pois o metal tem propriedades antimicrobianas, o que pode ajudar a reduzir o crescimento bacteriano”, diz o especialista.
O dentista ainda ressalta que a raspagem regular da língua ainda ajuda a diminuir a presença de bactérias nocivas, o que pode reduzir o risco de cáries e doenças periodontais.
Quanto ao uso do óleo de coco em longos bochechos, o dentista explica que o óleo possui propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias, que também podem ajudar a reduzir a quantidade de bactérias na boca, diminuir a inflamação das gengivas e promover uma saúde bucal geral.
“No entanto, ainda são necessários mais estudos e evidências para defender essa prática cientificamente. Geralmente, os bochechos duram cerca de 10 a 20 minutos. No entanto, a eficácia ainda é objeto de debate”, ressalta o profissional.
O dentista também destaca que fazer "oil pulling" não substitui práticas tradicionais de higiene bucal, como escovação e uso de fio dental.