GKay divide escova de dentes com o namorado; por que você nunca deve fazer isso?
Cirurgião-dentista explica por que objeto é de uso pessoal e intransferível; saiba como fazer a melhor higiene bucal
A influenciadora digital Géssica Kayane provocou seus seguidores ao questionar um simples ato de higiene. "É normal pra vocês escovar os dentes com a escova do seu cônjuge?", indagou, formulando uma enquete.
Ela disse que a questão passou por sua cabeça de forma aleatória agora que está em um relacionamento sério — em junho, GKay assumiu o romance com o empresário Marco Túlio Rodrigues.
Seus seguidores não deram uma resposta unânime. Muitos disseram que "já colocaram coisa pior na boca", enquanto outros lembraram que "tudo tem limite".
Essa segunda alternativa é a que conta com o apoio de especialistas em higiene bucal. Profissionais da área ressaltam que objetos como a escova de dentes são “de uso pessoal e intransferível”. Saiba mais sobre o assunto com o cirurgião-dentista Adriano Rafael, especialista em cirurgia periodontal:
Por que não se deve compartilhar escova de dentes?
Compartilhar escovas pode aumentar o risco de transmissão de bactérias, vírus e fungos presentes na boca. Doenças como gripe, resfriados e infecções bucais podem ser transmitidas dessa forma.
Como escolher a melhor escova de dentes?
O ideal é dar preferência para aquelas de cerdas mais macias. As pessoas acham que as cerdas mais duras promovem melhor limpeza, mas isso é um mito. O que vai promover a limpeza é o uso correto da escova de dentes e do fio dental diariamente, inclusive as cerdas mais duras podem machucar a gengiva.
Em relação a crianças, é importante ter atenção também à adequação da escova de dentes — o mais indicado é que tenha cabeça pequena com cerdas macias adequadas à idade da criança. Para os adolescentes ou adultos jovens com uma arcada maior, há também escova de dentes com tamanho apropriado à idade.
A higienização deve ser executada removendo o biofilme dentário com a escova de dentes, fio dental e a pasta de dente com flúor. Além dos dentes, a língua também deve ser higienizada, fazendo movimentos de dentro para fora com as cerdas da escova.
Quando usar fio dental?
A escovação das superfícies dentárias deve ser complementada com o uso do fio dental, pois a escova não alcança todas as superfícies. O fio dental realiza a limpeza das áreas, removendo restos alimentares e microrganismos entre os dentes, evitando o desenvolvimento de cárie nessas regiões e também a inflamação gengival. Ele deve ser usado todos os dias sempre após cada escovação.
Qual a frequência ideal para fazer a higiene bucal?
A higiene bucal deve ser feita todos os dias ao acordar, antes de se deitar para dormir e após as refeições, especialmente refeições que contenham alimentos açucarados e ultraprocessados.
Diariamente, um conjunto de bactérias e outros microrganismos se acumulam na cavidade bucal e na superfície dos dentes formando o biofilme dentário. Esse biofilme é nutrido por resíduos de alimentos, principalmente aqueles ricos em açúcar. Caso não haja sua remoção por meio da escovação e da redução do consumo de alimentos açucarados e ultraprocessados, o biofilme vai se ampliando.
A escova de dente tem como principal função a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos, prevenindo doenças bucais como cárie e gengivite. Ela funciona através da ação mecânica das cerdas, que ajudam a desalojar e remover esses detritos dos dentes e gengivas.