Gordura na língua? Sim, ela pode ser a culpada pelo ronco
Especialistas acreditam que quem tem a língua maior tem mais chance de ter apneia
Se o seu ronco é um problema na vida do seu parceiro, agora você pode ter uma nova desculpa. Cientistas descobriram que as pessoas que roncam tendem a ter gordura na língua, o que a torna maior do que o normal. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.
Já se sabe que o sobrepeso ou a obesidade aumenta o risco da apneia obstrutiva do sono, que leva ao ronco porque bloqueia as vias aéreas. Até agora, pensava-se que a culpa era dos pescoços mais largos.
Agora, no entanto, especialistas acreditam que acumular quilos também podem resultar em uma ‘língua gorda’, que pode muito bem ser a culpada por este quadro.
Pesquisadores americanos descobriram que pessoas obesas com apneia tinham um percentual maior de gordura na língua, especialmente na base, o que faz com que se tornem maiores.
Eles fizeram a comparação com pessoas obesas que não sofrem desta condição. O aumento da gordura na língua faz com que as vias aéreas fiquem bloqueadas.
Os especialistas acrescentam que o estudo pode fornecer uma explicação para a ligação entre obesidade e apneia, que a longo prazo pode estar relacionada a uma série de doenças crônicas, como pressão alta, doença cardíaca, diabetes do tipo 2, derrame e depressão.
O novo estudo, da Universidade de Pensilvânia, envolveu 90 obesos adultos com apneia e 31 adultos livres do problema. Eles foram submetidos a exames de ressonância magnética e os depósitos de gordura em suas línguas foi analisado.
Além de tornar a língua maior, a gordura na região pode afetar os músculos que prendem a língua ao osso, impedindo que eles a posicionem fora da via área.
Estudos futuros devem analisar se a gordura da língua se perde por meio do emagrecimento, ou com intervenção cirúrgica. O estudo foi publicado na revista Sleep.