PUBLICIDADE

Governo de SP passa a distribuir remédio à base de canabidiol no SUS

Distribuição acontece em 40 farmácias especializadas após apresentação de exames e documentos

28 jun 2024 - 16h01
Compartilhar
Exibir comentários
Remédios à base de canabidiol são feitos a partir da planta Cannabis sativa
Remédios à base de canabidiol são feitos a partir da planta Cannabis sativa
Foto: Anthony Bolante/Reuters

O governo de São Paulo começou a distribuir remédios à base de canabidiol e outros derivados da cannabis, por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), na quinta-feira (27). O cronograma inicial apontava que a distribuição começaria em maio. O governo não se posicionou ainda pelo atraso, segundo o G1. 

Os primeiros a serem beneficiados com a medida são pacientes com síndromes de Dravet, Lennox-Gastaut e Esclerose Tuberosa. Para solicitar os medicamentos é necessário ter um formulário preenchido por um médico, além de realizar exames específicos, dependendo de cada condição. Após os documentos chegarem em uma das 40 farmácias de medicamentos especializados, precisarão ser analisados pela secretaria estadual de saúde. 

Os pacientes também terão de passar por reavaliações periódicas, para determinar a continuidade ou não do tratamento. Não é permitido repassar, emprestar ou comercializar os produtos. O canabidiol não é indicado para grávidas, lactantes, crianças menores de 2 anos, pessoas com hipersensibilidade a certos componentes da fórmula dos remédios e dependentes químicos. 

A regulamentação da lei que permite a distribuição dos medicamentos à base de canabidiol pelo SUS aconteceu em dezembro do ano passado. Na ocasião, o assessor técnico da secretaria estadual de Saúde e médico coordenador da Comissão técnica de regulamentação da lei 17.618, José Luiz Gomes do Amaral, afirmou que o grupo encontrou "evidências suficientes para que se possa recomendar [as substâncias] para alguns pacientes portadores dessas três condições clínicas".

Suplicy, Beyoncé e outros famosos que usam cannabis medicinal Suplicy, Beyoncé e outros famosos que usam cannabis medicinal

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade