Governo destina R$ 11,3 mi para medidas contra o coronavírus
Recursos são destinados a ações como a Operação Regresso, que resgatou 31 brasileiros que estavam na China expostos ao risco de contágio
O governo publicou nesta segunda-feira (10) medida provisória que destina R$ 11,287 milhões ao Ministério da Defesa para aplicação em ações que tenham relação com o combate à epidemia mundial de coronavírus. Os recursos são destinados a medidas como a Operação Regresso, que resgatou 31 brasileiros que estavam na China expostos ao risco de contágio. O grupo chegou ao Brasil na madrugada deste domingo.
Segundo a MP, o dinheiro deve ser destinado a ações de "enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus". O crédito extraordinário serve para abrir caminho a despesas imprevistas. Esse tipo de crédito fica fora da limitação do teto de gastos.
Na operação que resgatou brasileiros em Wuhan, cidade que é o polo central do contágio da doença, foram usadas duas aeronaves da frota presidencial da Força Aérea Brasileira. As pessoas resgatadas e a equipe da operação foram levadas a Anápolis (GO), onde vão ficar em quarentena por 18 dias.
O País só decidiu realizar a busca no domingo passado (2) após apelo de brasileiros que estavam na cidade.
A infecção por coronavírus já causou mais de 900 mortes e preocupa a OMS. Pelo menos 40.000 pessoas na China continental foram infectadas pelo vírus, que se acredita ter surgido no final de 2019 em um mercado na capital da província de Hubei, Wuhan.