Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Granulomatose de Wegener: o que é a doença diagnosticada em José Mayer?

A condição autoimune não tem cura e provoca inflamação nos vasos sanguíneos

22 mar 2023 - 18h03
Compartilhar
Exibir comentários

Em 2017, o ator  José Mayer, foi diagnosticado com granulomatose de Wegener e, desde então, tem passado por tratamentos para lidar com a doença que não tem cura.

Veja como é feito o diagnóstico do problema |
Veja como é feito o diagnóstico do problema |
Foto: Instagram @josemayerarte/Reprodução / Boa Forma

Segundo o médico neurocirurgião do Hospital das Clínicas de SP,  Dr. Fernando Gomes, essa é uma doença autoimune caracterizada pela produção de anticorpos com a parede dos vasos sanguíneos.

Por conta disso, o paciente acaba apresentando inflamações que comprometem a chegada de sangue nos vasos sanguíneos, que se manifesta no trato respiratório, nos rins, nas articulações, no sistema nervoso central e periférico, nas articulações, e em outras partes do corpo.

No trato respiratório, a granulomatose de Wegener prejudica o nariz e os seios da face, gerando congestão nasal, rinite, rouquidão, sinusite e outros quadros que podem ser difíceis de controlar. "Este acometimento ocorre entre 70-100% dos casos", ressalta o otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros.

O problema também pode acometer a audição, causando até mesmo a perda auditiva irreversível, que ainda pode vir acompanhada de tontura e zumbido, segundo o otorrinolaringologista.

" Os pulmões também costumam apresentar anormalidades em mais de 90% dos exames radiológicos e geram tosse produtiva e até desconforto para respirar", acrescenta.

O diagnóstico é realizado a partir de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser solicitada a biópsia da lesão, pois essa análise ajuda a definir o tratamento adequado para controlar o processo inflamatório provocado pela reação autoimune.

Medicações a base de corticoides e imunossupressores são as mais utilizadas para lidar com a granulomatose de Wegener. "A doença tem tratamento, mas exige acompanhamento médico adequado", diz o neurocirurgião, que também afirma que a condição é rara e tem uma maior prevalência em pessoas brancas do gênero masculino.

Boa Forma
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade