Gripe: veja sintomas, tipos, remédios e quanto tempo dura
Confira as principais informações sobre o vírus da influenza e veja qual é a diferença entre gripe, resfriado e Covid-19
Com grande potencial de circulação, a gripe é uma infecção comum no Brasil. Pode se desenvolver a partir de diversos tipos e subtipos e manifesta também uma série de sintomas — dos mais leves, como tosse, aos mais graves, como pneumonia.
Conheça mais sobre esse quadro viral a partir das informações passadas pela otorrinolaringologista Milena Costa ao Terra.
O que é gripe?
A gripe é uma infecção aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza, com grande potencial de transmissão. Seus sintomas geralmente aparecem de forma repentina, com febre, vermelhidão no rosto, dores no corpo e cansaço. É muitas vezes confundida com resfriados, mas são doenças diferentes. A prevenção da gripe consiste em medidas relativamente simples: vacinação e cuidados básicos de higiene.
Tipos de gripe
Existem quatro tipos de vírus da Influenza/ gripe. São eles:
Tipo A
São encontrados em várias espécies animais, como aves, suínos e mamíferos. Foram responsáveis por grandes epidemias e pandemias. Sua nomenclatura se dá de acordo com a combinação de duas proteínas: H e N. Dentre os mais conhecidos, circulam de forma sazonal os subtipos H1N1 e H3N2. Existem ainda outros diversos subtipos que podem infectar e causar formas graves da doença em seres humanos, como o H5N1 e o H7N9.
Tipo B
Infecta exclusivamente os seres humanos. Existem duas linhagens conhecidas do influenza B: Yamagata e Vitoria. Não possui subtipos.
Tipo C
Infecta seres humanos e suínos. É um tipo detectado com menor frequência e geralmente causa infecções leves, apresentando implicações menos problemáticas à saúde pública e não estando relacionado a epidemias.
Tipo D
Foi detectado pela primeira vez em suínos e bovinos em 2011. Não é conhecido por causar doença nos seres humanos.
Sintomas da gripe
Os principais sintomas da gripe são:
- febre;
- dor de garganta;
- tosse;
- coriza;
- dor no corpo e de cabeça.
Tratamento e prevenção
Remédios
Em geral, o tratamento da gripe consiste na utilização de medicações para tratar os sinais e sintomas como antitérmicos e analgésicos. De acordo com o protocolo de tratamento de influenza do Ministério da Saúde, o uso do fosfato de Oseltamivir (Tamiflu) está indicado nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) ou naqueles que apresentam síndrome gripal e fatores de risco para complicação, como gestantes ou puérperas, idosos, imunossuprimidos entre outros.
Vacina
A vacina anual contra influenza é a forma mais eficaz de prevenção contra a gripe e suas complicações.
Além desta, existem outras medidas gerais que são comprovadamente eficazes na redução da transmissão da gripe e de outras doenças respiratórias:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel 700
- Cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar
- Não compartilhar objetos pessoais como talher, copo e garrafa
- Evitar sair de casa durante período de transmissão da doença
- Evitar aglomerações e ambientes fechados
- Evitar passar as mãos nos olhos, boca e nariz
Quanto tempo dura a gripe?
Os sintomas da gripe duram em média sete dias, sendo esse o período de maior transmissão. O ideal é evitar ambientes fechados e contato com outras pessoas, em especial aquelas do grupo de risco enquanto houver sintomas.
Diferenças entre gripe, resfriado e covid
- Gripe
Como já exposto, a gripe é causada pelo vírus influenza e desperta uma série de sintomas repentinamente.
- Resfriado
Resfriados são causados por rinovírus, adenovírus, vírus sincicial respiratório, entre outros. Um diferencial é que seus sintomas vão surgindo aos poucos.
- Covid-19
Também provocada por um vírus, no caso o Sars-Cov-2, a Covid-19 provoca sintomas semelhantes a das outras doenças, mas eles vão surgindo paulatinamente. Um sinal mais específico e comum no início da pandemia era a falta de paladar e/ ou olfato. Dores de cabeça e febre de início súbito também são sintomas frequentes. Já a dificuldade para respirar está entre os sinais mais graves da doença.