Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hit entre influenciadoras: suplementos para cabelos e unhas funcionam mesmo?

Sem orientação profissional, pílulas que se tornaram populares nas redes sociais podem levar a complicações graves de saúde

23 set 2024 - 05h02
Compartilhar
Exibir comentários
Suplementos para cabelos e unhas funcionam mesmo?
Suplementos para cabelos e unhas funcionam mesmo?
Foto: Freepik

Popular entre as influenciadoras digitais, os suplementos para cabelos e unhas têm atraído a atenção de muitas pessoas em busca de soluções para fortalecer e embelezar esses aspectos tão valorizados da estética. Com promessas de resultados rápidos e eficazes, esses produtos se tornaram um tema recorrente nas redes sociais. No entanto, será que eles realmente funcionam? 

Em entrevista ao Terra Você, o biomédico mestre em medicina estética, Thiago Martins, conta que existem comprovações científicas de que alguns suplementos podem ser eficazes na melhora da saúde capilar e das unhas, especialmente em indivíduos com deficiências nutricionais específicas. 

De acordo com o especialista, estudos indicam que nutrientes como biotina, zinco, ferro e vitaminas do complexo B são fundamentais para o crescimento e fortalecimento de cabelos e unhas. No entanto, a suplementação deve ser indicada com base em uma avaliação clínica adequada, pois a eficácia varia conforme as necessidades individuais.

Suplementos podem levar a complicações graves

O profissional ressalta que os suplementos podem ter efeitos colaterais e contraindicações, especialmente se usados sem orientação profissional. O excesso de certos nutrientes, como o ferro e a vitamina A, pode causar toxicidade, levando a efeitos adversos como problemas gastrointestinais, reações cutâneas ou até mesmo complicações mais graves.

Além disso, pacientes com condições preexistentes, como distúrbios renais ou hepáticos, devem ter cautela ao utilizar esses produtos.

Suplementar é a melhor escolha?

O biomédico explica que os suplementos nutricionais são uma abordagem complementar no tratamento de problemas capilares e de unhas. Eles são mais indicados quando há uma deficiência nutricional comprovada.

“Em comparação, tratamentos tópicos, como minoxidil para cabelos ou esmaltes fortalecedores para unhas, atuam diretamente nas áreas afetadas e podem ser mais eficazes para certas condições”, diz o especialista.

Intervenções como lasers e microagulhamento, também podem ser indicadas para resultados mais significativos, dependendo do caso. 

“É um procedimento eficaz e seguro, especialmente indicado para tratar diversas formas de queda de cabelo, como a alopecia androgenética, e melhorar a saúde geral dos folículos capilares e a absorção de medicamentos”, garante.  

7 suplementos alimentares mais consumidos 7 suplementos alimentares mais consumidos

Hábitos saudáveis são fundamentais

A dieta e os hábitos de vida são fundamentais para a saúde capilar e das unhas, e podem potencializar ou comprometer a eficácia dos suplementos. O profissional indica uma alimentação balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais, é crucial para o crescimento saudável de cabelos e unhas. 

Além disso, hábitos como evitar o tabagismo, reduzir o estresse e manter uma hidratação adequada são essenciais para otimizar os resultados dos suplementos. Sem essas bases, a suplementação isolada pode ter um impacto limitado.

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade