Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Homem quase morre após comer manga que achou no chão; entenda

Motorista de carreta apresentou quadro grave de leptospirose. Contaminação aconteceu no final do ano

11 jan 2024 - 13h44
(atualizado às 13h46)
Compartilhar
Exibir comentários

Um homem de 53 anos quase morreu após ser contaminado por leptospirose, na região da Baixada Santista, em São Paulo. O quadro teria começado depois dele ingerir uma manga que estava na beira da rodovia. Veja detalhes:

  • O que aconteceu: Um motorista de carreta foi internado em estado grave após comer uma manga do chão no dia 7 de dezembro. Segundo Roberto Luiz, de 53 anos, contou ao G1, ele teria pegado a fruta às margens da Rodovia Washignton Luís. Ele fazia o trajeto para Santos, no litoral de São Paulo, após realizar uma carga.
  • Sintomas: Dois dias depois de ingerir a fruta, Roberto começou a apresentar os sintomas de febre, vômito e dores musculares. No dia 12, ele voltou a trabalhar e o quadro piorar. As dores aumentaram e ele começou a vomitar na carreta. Ele foi levado a um hospital na cidade de Ilha Solteira (SP), medicado e liberado. Ao voltar para Santos, procurou uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e recebeu o diagnóstico de dengue.
Roberto Luiz, de 53 anos, quase morreu por leptospirose
Roberto Luiz, de 53 anos, quase morreu por leptospirose
Foto:
  • Piora no quadro: Roberto chegou a procurar outra Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Santos, e novamente foi diagnosticado com dengue. Sem o diagnóstico correto, ele começou a apresentar piora no quadro.  “Meu caso começou a ficar muito grave. Porque eles não estavam entendendo o que estava acontecendo. Eu com dor no corpo inteiro. Você não conseguia encostar em mim. É dor intensa o tempo todo”, contou o homem.
  • Internação: Exames laboratoriais confirmaram infecção do trato urinário e insuficiência renal aguda, sendo solicitada internação e hidratação. Quando Roberto apresentou icterícia (pele e olhos amarelados), ele foi transferido para a Santa Casa de Santos.
  • Descoberta da doença: Na Santa Casa os exames foram repetidos e o diagnóstico de dengue descartado. Foi quando um médico perguntou se Roberto havia caído em uma enchente ou bebido em latinhas. Ele, então, recordou-se do episódio com as mangas. “Nessas loucuras de pegar manga, eu peguei várias, enchi a sacola, e no chão tinha algumas já maduras. Eu peguei do chão, descasquei com a boca e comi, normal, como eu sempre fiz com goiaba, com várias outras frutas que eu pegava”, disse ao G1.
  • Síndrome de Weil: O que Roberto apresentou foi um quadro de Síndrome de Weil, manifestação mais grave da leptospirose, em que o paciente pode apresentar hemorragia e insuficiência renal.
  • Hemodiálise: Roberto precisou passar por sessões de hemodiálise e passou a melhorar no dia 21 de dezembro, recebendo alta em pleno Natal. Os médicos chegaram a duvidar que o paciente se recuperaria e o motorista relaciona a reviravolta às orações da mulher.

Sintomas da leptospirose

Segundo a Fiocruz, os sintomas desta doença são parecidos com os da gripe, febre amarela, dengue, malária e hepatites. Eles aparecem de dois a 30 dias depois do contato com a contaminação. Na maior parte dos casos, aparece sete a 14 dias após o contato:

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dores pelo corpo
  • Icterícia

Em casos graves, a doença pode causar equimoses, sangramentos em nariz, gengivas e pulmões e comprometer os rins. A evolução para o coma e a morte pode ocorrer em cerca de 10% das formas graves.

Ministério da Saúde faz alerta sobre aranhas venenosas; conheça espécies Ministério da Saúde faz alerta sobre aranhas venenosas; conheça espécies

Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade