IA detecta deterioração dental 5 anos antes de se tornar visível
Diversas outras tecnologias estão surgindo na odontologia aproveitando o poder da IA
A Inteligência Artificial (IA) está revolucionando o campo da odontologia, trazendo promessas animadoras para pacientes e profissionais da área. Recentemente, em um simpósio global sobre IA e Odontologia organizado pela Harvard School of Dental Medicine (HSDM), mais de 400 especialistas de 30 países se reuniram para discutir o impacto crescente da IA no setor.
“Esta mudança de paradigma é alimentada por uma onda de adoção precoce de tecnologias assistivas que estão levando a diagnósticos mais precoces de doenças orais e colocando ferramentas mais informativas nas mãos dos pacientes”, afirma o cirurgião dentista Walter Solter, diretor técnico da Dental Beauty.
Entre as inovações destacadas no evento, o iTero se sobressai como uma tecnologia avançada em imagem odontológica, pois é um scanner que cria imagens 3D dos dentes de forma interativa e de alta resolução em poucos minutos, melhorando significativamente a precisão do planejamento do tratamento.
“Outro avanço notável é o Arked.IA, um sistema de IA projetado para auxiliar dentistas na interpretação de imagens radiográficas. Treinado com um vasto conjunto de dados, ele pode identificar padrões e anomalias que podem ser difíceis de detectar a olho nu”, explica Solter.
Revolução na prevenção
De acordo com o especialista, o uso de IA para abordar barreiras no atendimento odontológico foi um tema chave do simpósio. Por exemplo, ferramentas de IA estão ajudando os dentistas a identificar a deterioração dental em pacientes até cinco anos mais cedo, revolucionando a prevenção e o tratamento.
“Além de melhorar os resultados individuais dos pacientes, a IA também está sendo aproveitada para resolver desafios de saúde em nível populacional”.
Outra aplicação notável da IA na odontologia inclui a simulação de procedimentos e resultados odontológicos, ajudando os profissionais a prever como um determinado tratamento pode ser eficaz para a doença única de um paciente. “Ferramentas de IA também estão sendo utilizadas para ajudar na descoberta terapêutica e na validação pré-clínica, acelerando a pesquisa e o desenvolvimento de novos tratamentos”, explica o cirurgião dentista.
“O campo da odontologia está apenas começando a explorar o potencial completo da IA. Como a tecnologia continua a avançar, esperamos que ela desempenhe um papel cada vez maior no diagnóstico e tratamento de doenças orais. A integração da IA na prática odontológica não só melhora a qualidade do atendimento ao paciente, mas também abre novos horizontes para a pesquisa e a educação em odontologia”, explica Bruna Barroso Verissimo Araujo, sócia-administradora da Dental Beauty.
Diversas outras tecnologias estão surgindo na odontologia, todas aproveitando o poder da inteligência artificial:
• Softwares de diagnóstico de cáries
Softwares avançados que usam IA para detectar cáries em estágios iniciais, muitas vezes antes de serem visíveis em radiografias convencionais.
• Planejamento de implantes guiados por computador
Tecnologias que permitem o planejamento preciso da colocação de implantes, melhorando a precisão e reduzindo o tempo de cirurgia.
• Análise de risco de doenças periodontais
Sistemas que avaliam o risco de doenças periodontais com base em algoritmos complexos, permitindo intervenções mais cedo e mais direcionadas.
• Avaliação de ortodontia
Softwares que utilizam IA para avaliar a necessidade de tratamentos ortodônticos e planejar a movimentação dos dentes.
“A integração da IA na odontologia é um marco significativo na busca por um atendimento ao paciente mais eficaz, preciso e confortável. Com estas ferramentas avançadas, os profissionais da área estão bem-posicionados para levar a saúde bucal a um novo patamar de excelência”, finaliza Walter Solter.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.