Malhas de compressão: por que são indispensáveis após cirurgia plástica?
Dr. Renato J. Freitas pontua como as malhas podem ajudar na recuperação após as intervenções
Uma das dúvidas mais comuns entre pacientes que passam por cirurgia plástica é a necessidade do uso da meias e de malhas de compressão. Feitas com material elástico, entre eles o elastano, e promovem uma "massagem" no corpo, facilitando o fluxo sanguíneo.
Assim, previnem que coágulos se formem nas veias das pernas pois, o sangue irá circular normalmente. Porém, o uso de malhas compressivas é indicado para outros benefícios pós-cirúrgicos.
De acordo com o cirurgião plástico Renato J. Freitas, para que uma cirurgia atinja o sucesso é necessário além da expertise do médico ou conhecimento atômico do paciente. Segundo o especialista, é importante que o pós-operatório seja bem feito. Nesse sentido, as malhas são indicadas e servem como aliadas da boa recuperação. "Além dos cuidados com uma boa alimentação, os medicamentos e as protocolos de profilaxias pós-cirúrgicos, há também o uso das malhas compressivas. Elas são usadas para comprimir as áreas operadas. Além disso, ajudam a pele aderir no novo contorno corporal que foi esculpido pela cirurgia e pelas lipoaspirações", comentou. "Durante o processo de cirurgia plástica alteramos a arquitetura das mama, ou o abdômen, e depois reconstruímos. Se deixássemos tudo solto, demoraria um tempo maior para o retorno da pele ao seu novo formato. Por isso são indicados os 'macaquinhos', que servem para evitar edemas, hematomas e devem ser confortáveis, com excelente qualidade", completou. O cirurgião plástico comenta ainda que, em suas operações, costuma usar marcadores específicos para delinear o corpo, como nas regiões de lipoaspiração de alta definição. Conforme explica o Dr. Renato J. Freitas, eles são confeccionados cuidadosamente, com respeito à anatomia de cada paciente. Ainda de acordo com o especialista, as indicações médicas devem ser seguidas corretamente após o procedimento cirúrgico, para evitar que surjam complicações e obter a melhor performance possivel", concluiu.