Maquiagem dá espinha? Dermatologista desvenda principais cuidados com a pele!
Descubra se o uso regular de maquiagem realmente está associado ao surgimento de acne
Maquiagem dá espinha? Segundo a dermatologista Dra. Natassia Pizani, a resposta é NÃO. Então, se você gosta de aplicar bases, corretivos e pós, por exemplo, pode ficar tranquilo: por si mesmos, esses itens de beleza não são causadores desse problema de pele, que, na verdade, costuma aparecer por conta do uso inadequado deles.
Portanto, para continuar apostando na make no seu dia a dia sem o risco de aparecerem espinhas e cravos, uma série de cuidados são indispensáveis. Descubra a seguir:
Escolha produtos de qualidade
A recomendação da Dra. Natassia é investir em maquiagens que sejam livres de óleo e não comedogênicas, pois elas são feitas com ingredientes que são menos propensos a obstruir os poros e causar espinhas. Outra precaução que deve ser tomada na hora de comprar os produtos é que eles devem ser de qualidade e confiáveis.
Limpe os seus pincéis e esponjas
A dermatologista explica que os pincéis e esponjas utilizados constantemente para aplicar a maquiagem podem acumular resíduos, bactérias e sebo, favorecendo o surgimento de inflamações e espinhas no rosto. Por isso, o ideal é higienizá-los pelo menos uma vez por semana.
Siga uma rotina de skincare
Cuidar da pele corretamente, além de ser extremamente benéfico para mantê-la bonita e saudável, também é imprescindível para obter um melhor resultado na maquiagem. Fazer o básico ( limpar, hidratar e passar protetor solar) todos os dias já é o suficiente para que o visual dure mais tempo e pareça impecável.
Não utilize produtos vencidos
Maquiagens e cosméticos vencidos apresentam alterações em suas texturas e ingredientes, o que pode colocar em risco a saúde da pele, aumentando as chances de alergias, inflamações, micoses e quadros de acne.
Além disso, produtos vencidos também podem apresentar contaminação por fungos, desencadeando infecções cutâneas profundas e, por causa do risco de inalação, até mesmo doenças pulmonares.
Sempre retire a maquiagem à noite
Quando você dorme com a maquiagem, a sua pele acaba ficando sem um tempinho para "respirar" e se recuperar adequadamente. Com isso, podem ocorrer alergias, irritações, envelhecimento precoce, obstrução dos poros, cravos e espinhas.
"É fundamental a remoção completa da make com os produtos adequados para o seu tipo de pele. Invista em demaquilantes de boa qualidade e dermatologicamente testados e, ao aplicá-los, não friccione intensamente a pele, dando preferência para movimentos suaves. Caso você já esteja em tratamento contra a acne, usando ácidos ou medicações que sensibilizam a derme, opte por demaquilantes próprios para pele sensível", orienta a médica.
PRODUTOS PARA REMOVER BEM A MAQUIAGEM