Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mascar chiclete por horas define a mandíbula? Dentista faz alerta

Técnica se tornou viral nas redes sociais com a promessa de uma 'harmonização facial natural'

22 ago 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Além de não ser a melhor forma e nem a mais segura para conseguir benefícios estéticos faciais, a mastigação excessiva pode causar prejuízos na saúde
Além de não ser a melhor forma e nem a mais segura para conseguir benefícios estéticos faciais, a mastigação excessiva pode causar prejuízos na saúde
Foto: Unsplash

A busca por um contorno facial mais definido levou muitas pessoas a realizar a famosa harmonização facial e até a experimentar métodos alternativos. Mas um deles ganhou espaço nas últimas semanas nas redes sociais pela técnica inusitada: o uso de goma de mascar, o popular chiclete, para definir a mandíbula. 

A técnica, que ficou conhecida como "harmonização facial natural", consiste na mastigação constante do chiclete para tonificar os músculos da mandíbula. Mas será que isso realmente funciona? 

Em entrevista ao Terra Você, a dentista Larissa Valadares conta que não existem evidências que comprovem que a mastigação constante de gomas de mascar podem tonificar a mandibula. 

De acordo com a especialista, quando mastigamos ativamos vários músculos da face, entre eles o músculo masseter. Este músculo, quando hipertrofiado, promove um contorno facial mais marcado, lembrando muitas vezes o efeito conseguido com a harmonização facial.

No entanto, para que isso ocorra este músculo tem que ficar ativado várias horas por dia, o que causa fadiga não só dele mas também de outros músculos envolvidos no processo da mastigação.

“Dificilmente a pessoa consegue fazer o mesmo número de movimentos mastigatórios do lado direito e do lado esquerdo - geralmente mastigamos mais de um lado - podendo causar assimetria na face e um lado ficar mais volumoso que o outro”, diz a dentista.

Além de não ser a melhor forma e nem a mais segura para conseguir benefícios estéticos faciais, a mastigação excessiva de gomas de mascar pode causar dores na face, dor de cabeça, desgaste dos dentes a longo prazo e problemas na articulação temporomandibular. 

Para aqueles que ignoram a busca estética mas não abrem mão das gomas de mascar, a especialista destaca que o tipo menos prejudicial para a saúde bucal é a sem açúcar. 

“Preferencialmente adoçado com xilitol pois ele não é fermentado pelas bactérias da flora bucal, ou seja, tem menos potencial de desenvolver uma lesão de cárie”, conclui.

@igorbarroz Pra quem duvidou está aí o Resultado da mandíbula... comenta o que achou 😅 #viral #jawline #foryou #exercise ♬ Stunnin' (feat. Harm Franklin) (Explicit) - Curtis Waters
Fonte: Redação Terra Você
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade