Mau hálito durante a TPM: veja como resolver o problema
Ter um hálito ruim durante a tensão pré-menstrual não é coisa de outro mundo e tem solução
Durante a TPM ocorrem muitas alterações hormonais que causam modificações e um desequilíbrio hídrico no corpo – a quantidade de água que tem em cada célula. Com a diminuição da quantidade de água, acontece a diminuição na produção da saliva, responsável por fazer uma pré-limpeza na boca.
Esse desequilíbrio leva ao acúmulo de bactérias na boca e uma camada esbranquiçada no fundo da língua, que é aquela parte chamada saburra lingual, e ambas causam essa halitose temporária. Mas o mau hálito da TPM tem solução.
Você precisa aumentar o consumo de água neste período de tensão pré-menstrual e na menstruação. Comer alimentos mais fibrosos ajuda a diminuir essa produção da placa bacteriana, que é o acúmulo de alimento que fica na boca.
É necessário também escovar o dente com mais frequência e caprichar no fio dental. Isso, vai ajudar a minimizar essa halitose.
O mau hálito geralmente é causado por questões da cavidade bucal, como as doenças da gengiva (gengivite ou periodontite) e a saburra lingual (língua branca); pode ser de origem otorrinolaringológica e respiratória, como amigdalite, sinusite, bronquite; ou digestiva.
O hálito de acetona também é provocado por longos períodos em jejum, quando a pessoa passa por uma dieta. E a ala feminina tem dois agravantes: a menstruação (o desequilíbrio hormonal pode modificar o odor e deixar o hálito diferente) e o uso de anticoncepcional (que também pode modificar o odor).
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial é acometida pela halitose.
Assista ao vídeo com as dicas de Patrícia Almeida, cirurgiã-dentista especialista em reabilitação oral e estética, idealizadora da Odontologia Almeida e integrante da Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD).
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.