MC Mirella emagrece 6 kg durante gestação; o que explica perda de peso?
Emagrecimento é pouco frequente e demanda acompanhamento médico para tratar as causas
Ainda no primeiro mês de sua gestação, MC Mirella está preocupada com seu emagrecimento. A cantora, que tem sofrido com enjoos constantes, afirma que perdeu seis quilos no período.
"A criança não come, eu tô desesperada já. Não consigo comer nada, tô enjoando de literalmente tudo e tudo que eu como, eu vomito", contou a artista ao se referir ao bebê, seu primeiro filho e fruto da relação com o cantor e dançarino Dynho Alves.
"Estou seca! Estava com 53 kg e estou com 47kg de tanto que vomito. Tô triste porque tô [sic] muito magra e a tendência é abaixar mais ainda", desabafou no Twitter nesta quinta-feira (18), concluindo a mensagem com a torcida para que logo consiga se alimentar mais.
não consigo comer nada, tô enjoando de literalmente tudo e tudo que eu como eu vomito, check bora pro médico amanhã se isso continuar
— mirella ⚡️ bad mi (@xbadmix) May 17, 2023
Os enjoos são um sinal comum no estágio inicial da gestação e é relacionado à produção em grande quantidade de hCG, o hormônio da gravidez, que estimula a região do cérebro conhecida como "centro do vômito". Em geral, as gestantes sofrem com isso nos três primeiros meses de formação do bebê, porém, há mulheres que lidam com as náuseas durante todo o período gestacional.
Já a perda de peso relatada por Mirella é pouco frequente, como explica o ginecologista e obstetra Leonardo Valladão. As preocupações comuns costumam ser com as gestantes que ganham peso excessivo.
De acordo com o médico, o baixo ganho de peso ou mesmo emagrecimento pode ser decorrente de uma doença chamada hiperêmese gravídica. "São quadros de vômitos incoercíveis, em que nada para no estômago dela", esclarece Valladão, especialista em Medicina Fetal, em entrevista concedida ao Terra anteriormente.
É preciso acompanhamento médico para tratar o problema adequadamente, pois o quadro pode ser agravado. "A gestante pode, eventualmente, apresentar tanta perda com esses vômitos que pode levar a distúrbios dos microelementos, como sódio, potássio, cálcio de vitaminas, chegando até a neuropatias, então pode ser um quadro muito grave".
Desse modo, o tratamento passa por ajustes na alimentação, medicação sob orientação médica e, em alguns casos, pode demandar internação.
Quais os riscos com o baixo ganho de peso?
O obstetra explica que o peso da mãe durante a gestação deve ser baseado no IMC (índice de massa corpórea) dessa mulher antes de engravidar. Quando o índice está no nível de baixo peso (menor que 18,5 kg/m²), o ganho ponderal desejado é entre 12,5 kg e 18 kg. Quando ela tem o IMC normal (entre 18,5 kg e 24,9 kg/ m²), o ganho de peso adequado é entre 11,5 kg e 16 kg.
"Por que esse ganho de peso é importante?", questiona, de forma retórica. "Porque mulheres que ganham menos do que o peso indicado pra faixa do índice de massa corpórea dela podem ter bebê com baixo peso e ruptura prematura das membranas, ou seja, a bolsa se rompe muito precocemente, levando à prematuridade", esclarece.