Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médica faz alerta sobre sintoma da doença de Xand Avião: 'Estigmatiza as pessoas'

Em entrevista à CARAS Brasil, a dermatologista Luciana Maluf explica os principais sintomas da psoríase, doença que atinge o cantor Xand Avião

3 jan 2025 - 16h04
Compartilhar
Exibir comentários
O cantor Xand Avião
O cantor Xand Avião
Foto: Reprodução/Instagram @xandaviao / Caras Brasil

Grande nome do forró brasileiro, Xand Avião (42) falou sobre seu diagnóstico de psoríase, uma doença crônica que atinge a pele, pela primeira vez em 2023. Considerada comum entre os brasileiros, a condição tem alguns sintomas característicos que podem causar estigmas nos pacientes.

Em entrevista à CARAS Brasil, a médica dermatologista Luciana Maluf explica que a doença que atinge Xand Avião tem alguns sinais que chamam atenção, justamente por aparecerem na pele. A especialista diz que é importante também reforçar que a doença não é contagiosa.

"Uma coisa muito importante que não é muito comentado, é que essas placas acabam estigmatizando as pessoas por acharem que a psoríase é contagiosa, porém, não é", afirma a médica, que também lista os principais sintomas da condição.

"Os sintomas que chamam mais a nossa atenção é a alteração da pele, como se fossem placas ásperas, espessas, descamativas, podendo ter um fundo vermelho ou não, trazendo muito ressecamento, muita coceira e pode atingir todo corpo, que no geral, são simétricas e pode ou não piorar."

Na época, Xand chegou a alegar que sentia vergonha das lesões e, por um período, não queria receber ninguém em casa. O músico também contou que passou a usar boné para esconder a vermelhidão no couro cabeludo, e que então decidiu procurar tratamento.

SAIBA AS POSSÍVEIS COMPLICAÇÕES DA PSORÍASE

Maluf também aponta que existem complicações mais comuns entre pessoas que, como Xand Avião, têm psoríase. "As mais comuns são devidas a essa quebra de proteção da barreira cutânea, proporcionando maior ressecamento, lesões mais ásperas, limitando o movimento e proporcionando uma maior incidência de infecções."

Ela alerta que também se deve prestar atenção na saúde mental de quem também recebeu o diagnóstico. "A maior complicação que devemos estar atentos é a psicológica, que pode mexer com a autoestima e alterar a vida dessas pessoas de forma sociocultural negativamente."

CONFIRA PUBLICAÇÃO RECENTE NO INSTAGRAM DE XAND AVIÃO:

Caras Brasil Caras Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade