Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médica sugere dança para quem não gosta de musculação; entenda

A atividade também é eficaz na prevenção de doenças que afetam a respiração

13 nov 2024 - 15h50
Compartilhar
Exibir comentários

Você é mais uma pessoa que não se encontrou dentro da musculação e não sabe o que fazer para manter-se ativo fisicamente? Calma que para tudo há um jeito, ou seja, a otorrinolaringologista do Hospital Paulista Dra. Cristiane Passos indicou a dança para quem evita a musculação.

Evita a musculação
Evita a musculação
Foto: Shutterstock / Sport Life

O porquê da dança para quem evita a musculação

"A prática regular de dança auxilia na prevenção e no tratamento de crises respiratórias, como rinite, sinusite, asma e bronquite. Isso porque ela atua em conjunto com fatores que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do nosso sistema respiratório", falou.

A especialista destacou dentro desses fatores o controle de peso, melhora da qualidade do sono e aumento da força dos músculos envolvidos na respiração. "Especialmente em casos de alergias respiratórias, há inúmeros trabalhos, que evidenciam a diminuição progressiva do desconforto e das manifestações alérgicas à medida em que os pacientes aumentam sua resistência física e tolerância aos exercícios", disse Cristiane.

Mais do que recomendar, ou seja, é preciso estimular as pessoas a exercitarem o corpo por meio da dança. "A atividade física regular é sem dúvida uma das principais formas de manter a saúde em dia. Por isso, escolhemos a dança como temática da ação deste ano, que é a mais perfeita expressão da palavra saúde", observa o Dr. Braz Nicodemo, diretor presidente do Hospital Paulista.

Número, pesquisa e palavra do especialista

A pesquisa recente do Ministério da Saúde alegou que 11% dos paulistanos fazem exercícios físicos regulares. Os homens são os que mais resistem com apenas 8,16% deles que praticam com regularidade. Entre as mulheres, esse percentual é superior a 13%, o que indica a necessidade de ampliar esse contingente independentemente do gênero.

Pesquisas da Harvard Medical School também revelaram que o exercício regular pode melhorar em 20% a 30% a capacidade de concentração e memória em adultos e idosos.

O importante é que cada pessoa encontre no esporte uma forma de viabilizar o bem-estar do corpo e da mente", concluiu o gerente técnico da Companhia Athletica da Cia Athletica Cacá Ferreira.

Sport Life
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade