Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Médico explica como prevenir diagnóstico que atingiu Preta Gil: 'É importante'

Em entrevista à CARAS Brasil, o nefrologista Henrique Carrascossi explica como prevenir o cálculo renal, condição que atingiu Preta Gil teve neste ano

23 dez 2024 - 14h18
Compartilhar
Exibir comentários
A cantora e empresária Preta Gil
A cantora e empresária Preta Gil
Foto: Reprodução/Instagram @pretagil / Caras Brasil

Preta Gil (50), que enfrenta um tratamento contra um câncer colorretal e passou por uma longa cirurgia nesta semana, precisou ser internada duas vezes em 2024 após receber o diagnóstico de cálculo renal. A condição, considerada comum, tem algumas medidas que ajudam em sua prevenção.

Em entrevista à CARAS Brasil, o médico nefrologista Henrique Carrascossi explica que é importante ter um acompanhamento nutricional e focar na hidratação. Ele diz que, em casos de pessoas que estejam passando por um tratamento oncológico como Preta Gil, é imprenscindível consumir bastante água.

"As pessoas que têm histórico de cálculos renais, que estão fazendo quimioterapia ou tratamentos oncológicos, precisam se hidratar bem também. Os tratamentos desidratam bastante", explica o especialista, que lista outras atitudes.

"Uma orientação nutricional é imporante. Diminuir a ingestão de sal, comer menos sal e sódio. O aumento do sódio na alimentação pode aumentar a chance de cálculos. Diminuir a ingestão de proteínas, o excesso de proteínas pode aumentar a formação."

"A dieta saudável, em si, vai ajudar muito na prevenção da formação dos cálculos. Tomar cuidado com suplementos, por exemplo Vitamina C e Vitamina D, em excesso, podem causar. Alguns alimentos ricos em Oxalato, como chocolate, pessoas que comem muito chocolate também podem aumentar a formação de cálculo", completa.

A artista recebeu alta em 18 de novembro, após uma infecção no rim e os cálculos renais entupirem seu cateter duplo J. Na internação, ela precisou passar por uma cirurgia para realizar a troca. No total, foram oito dias sob os cuidados médicos.

CONFIRA ÚLTIMO BOLETIM MÉDICO COMPARTILHADO NO INSTAGRAM DE PRETA GIL:

Caras Brasil Caras Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade