Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Menina cearense mexe pernas pela 1ª vez com remédio mais caro do mundo

O feito só foi possível uma semana após ela tomar Zolgensma, o remédio mais caro do mundo

21 set 2023 - 06h20
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Novartis / Divulgação

Enfim, Júlia Maria, de apenas dois anos de idade, conseguiu mexer a pernas pela primeira vez. Ela mora em Fortaleza (CE) tem atrofia muscular espinhal (AME), que afeta os movimentos do corpo e impede a pessoa até de respirar e engolir.

O feito só foi possível uma semana após ela tomar Zolgensma, o remédio mais caro do mundo, que custa cerca de R$ 6 milhões. Júlia Maria viajou com sua mãe Jozelma Silva de Fortaleza para Curitiba, onde o medicamento foi aplicado.

O remédio é disponibilizado pelo SUS para crianças de até seis meses de idade, diagnosticadas com AME do tipo I e que estejam fora de ventilação evasiva acima de 16 horas por dia. O Superior Tribunal de Justiça havia negado o fornecimento do fármaco por ela ter passado da idade-limite, porém, por decisão do ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal, o SUS forneceu o medicamento para a pequena Júlia Maria.

Vale lembrar que existem outros medicamentos disponibilizados pelo SUS para a doença da Júlia Maria, mas só o Zolgensma é de aplicação única.

A AME é uma condição degenerativa rara e congênita, sem cura. Ela impede que o corpo produza uma proteína essencial para o funcionamento de neurônios motores, causando atrofia ao longo do tempo.

(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.

Homework Homework
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade