Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Meningite meningocócica: Rio de Janeiro monitora casos após quatro confirmações em 1 mês

Estado e município criam estratégias para conter a doença; vacinação foi intensificada

26 jul 2023 - 08h43
Compartilhar
Exibir comentários

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro está monitorando casos de meningite meningocócica em Campos dos Goytacazes, município do interior, após quatro confirmações em menos de um mês. Tratam-se de uma criança de 1 ano, outra de 3 anos, um adolescente de 17 anos e um jovem de 28 anos.

Reforço da vacina contra meningite.
Reforço da vacina contra meningite.
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil / Estadão

Dos quatro casos confirmados, nenhum apresenta histórico de esquema vacinal completo contra a meningite meningocócica. Todos os pacientes são do sexo masculino e de bairros diferentes da cidade: Tocos, Jockey Club, Penha e Morro do Coco.

Em todo o ano de 2022, a cidade de Campos dos Goytacazes teve apenas dois casos de meningite, segundo a secretaria estadual. Em 2023, o Estado do Rio de Janeiro contabiliza, até o momento, 26 casos e cinco óbitos provocados pela meningite meningocócica. Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e estão sujeitos à alteração.

Com a confirmação dos casos, Estado e município criaram estratégias para conter a doença. A prefeitura de Campos dos Goytacazes, em parceria com secretaria de Saúde estadual, está intensificando a vacinação contra a meningite meningocócica no município, depois da detecção de quatro casos na cidade em menos de 30 dias.

De forma preventiva, também foi iniciado o tratamento precoce das pessoas que tiveram contato próximo com os pacientes infectados.

"Entre as ações de curto prazo já realizadas pelas equipes do município de Campos estão a atualização do cartão vacinal nas creches e escolas dos pacientes e ações nos quatro bairros que apresentaram casos, além da quimioprofilaxia dos contactantes, ou seja, tratamento precoce com uso de antibióticos em quem teve contato com os pacientes", afirmou a pasta estadual.

Como estratégia de médio prazo, a secretaria distribuirá mais doses do imunizante para a cidade. O objetivo é que a vacinação seja intensificada para crianças até 10 anos de idade contra a Meningite C e entre 11 e 14 anos com a vacina ACWY (imunizante para os demais tipos da doença). "Outra medida foi um alerta emitido à rede assistencial de Campos para percepção de casos com diagnóstico similar ao da meningite", disse a secretaria estadual.

Meningite: entenda as recomendações das vacinas disponíveis na rede pública e na rede particular

Algumas também são aplicadas pelo SUS; Meningocócica ACWY pode ser administrada em qualquer idade a partir dos 3 meses. No caso dos idosos, há restrição para a meningocócica B

  • Criança de 5 anos morre de meningite em SP; entenda o que causa a doença

    Mais de 300 casos com 12 óbitos foram registrados na capital paulista somente neste ano

  • Estadão
    Compartilhar
    Publicidade
    Seu Terra












    Publicidade