Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Menopausa: Como conviver e conseguir domar os hormônios

O poder do Pilates para enfrentar o climatério com mais equilíbrio e bem-estar A menopausa, fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, é uma etapa intensa na vida da mulher. Geralmente entre os 45 e 55 anos. Essa fase pode começar ainda mais cedo, por volta dos 40 anos, em casos de […]

21 nov 2024 - 17h32
(atualizado às 14h34)
Compartilhar
Exibir comentários

O poder do Pilates para enfrentar o climatério com mais equilíbrio e bem-estar

A menopausa, fase de transição da vida reprodutiva para a não reprodutiva, é uma etapa intensa na vida da mulher. Geralmente entre os 45 e 55 anos. Essa fase pode começar ainda mais cedo, por volta dos 40 anos, em casos de menopausa precoce ou prematura. As mudanças hormonais trazem uma série de desafios, como alterações de humor, cansaço, ondas de calor e dores. Esses sintomas podem ser difíceis de lidar, mas existem alternativas para aliviar os efeitos e trazer mais qualidade de vida nesse período.  

O poder do Pilates para enfrentar a menopausa com mais equilíbrio e bem
O poder do Pilates para enfrentar a menopausa com mais equilíbrio e bem
Foto: estar, aumentando a qualidade de vida / Revista Malu

Alternativas para lidar com a menopausa

Uma delas é a prática de Pilates, que tem mostrado ser uma excelente aliada para as mulheres durante o climatério. Segundo a fisioterapeuta e professora da Pure Pilates, Josi Araujo, o Pilates ajuda no fortalecimento do core e na estabilização da pelve, fatores que impactam diretamente na redução das dores, especialmente as dores lombares. "Exercícios que ativam os músculos abdominais e estabilizadores da coluna, como o Hundred e o Single Leg Stretch, são ideais para manter a postura e prevenir as dores que surgem nessa fase", explica Josi.

Durante a menopausa, o corpo passa por uma transição hormonal, o que pode tornar os exercícios mais acentuados, tornando-se um desafio. A fisioterapeuta orienta que a carga e a intensidade dos exercícios devem ser ajustadas gradualmente, respeitando os limites do corpo. Com o Pilates, é possível aumentar a carga de forma progressiva, sem sobrecarregar as articulações, que podem estar mais sensíveis devido à diminuição da densidade óssea. Isso ajuda a reduzir o risco de lesões e fraturas, comuns nesse período.

Benefícios

Além disso, a prática regular de Pilates também pode auxiliar na redução da sudorese excessiva e melhorar o sono. Muitas mulheres enfrentam dificuldades para descansar devido ao calor intenso à noite, mas o Pilates ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, promovendo um estado mental mais relaxado. "A respiração pode ser uma aliada poderosa para controlar os sintomas físicos e emocionais durante a menopausa", finaliza Josi.  

Por isso, investir em atividades como o Pilates não só promove a saúde física. Mas também contribui para o bem-estar emocional e mental durante o climatério.

Revista Malu Revista Malu
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade