Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mestre em nutrição revela alimentos que 'substituem' o Ozempic

Pesquisador da Universidade do Arizona, nos EUA, concedeu entrevista ao site internacional NPR

1 nov 2023 - 10h58
(atualizado às 18h38)
Compartilhar
Exibir comentários

Encontrar alimentos que substituem o Ozempic pode ser a chave para um emagrecimento rápido e saudável. Afinal, o medicamento tornou-se muito popular entre as pessoas que querem perder peso em pouco tempo. Tudo por causa do semaglutida - ingrediente ativo que promove uma grande sensação de saciedade no organismo humano. Evitando, assim, que o paciente coma exageradamente. Algo fundamental para a queima de gordura.

No entanto, toda droga tem os seus efeitos colaterais. E com o Ozempic não é diferente. "É importante frisar que existem pessoas alérgicas à semaglutida e outras substâncias contidas no Ozempic. Sendo assim, como todo medicamento, é preciso atenção antes de indicar ou ingerir", alerta a Dra. Thais Mussi, endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

 "Cerca de uma em cada 10 pessoas apresenta problemas como diarreia, vômitos e enjoos, mas com uma duração bem curta", completa a especialista.

Quanto custa o Ozempic? Remédio em alta não é para todos os bolsos Quanto custa o Ozempic? Remédio em alta não é para todos os bolsos

Alimentos que substituem o Ozempic

Mas, caso você queira ficar longe dos efeitos colaterais que o medicamento pode provocar, existe uma opção natural. Ao menos é o que afirmou o Dr. Frank Duca, do Centro de Câncer da Universidade do Arizona (EUA), para o site internacional NPR. Ele é graduado em engenharia biomédica e mestre em ciência nutricional.

"Sempre que minha família descobre que estou estudando obesidade ou diabetes, eles perguntam: 'qual é a droga milagrosa? O que eu preciso levar? O que eu preciso fazer?' E eu digo: 'coma mais fibras", revelou o especialista.

"O processo digestivo resume-se na digestão dos alimentos, absorção de seus nutrientes e a evacuação. Quando esse fluxo não está adequado, a pessoa pode ter sintomas como constipação, diarréia, desconfortos, gases entre outros. Além disso, o mau funcionamento do intestino vai impactar negativamente na qualidade de vida pessoal e profissional do indivíduo. As fibras são extremamente importantes para essa regulação, proporcionando maior saciedade e ajudando diretamente, tanto na absorção como na evacuação", explica a nutricionista Carolina Tavares.

Onde encontrar alimentos ricos em fibras

E a boa notícia é que os alimentos ricos em fibras estão mais perto do que imaginamos. Afinal, eles fazem parte do nosso dia a dia e da cultura gastronômica brasileira. Basta elevar a quantidade consumida, em detrimento de opções ultraprocessadas e industrializadas. Confira alguns dos principais alimentos ricos em fibras:

  • leguminosas, como feijão, lentilha e ervilha;
  • sementes;
  • farelos de aveia, cevada e arroz;
  • frutas;
  • hortaliças.

"As fibras encontradas em alimentos como aveia e leguminosas, são importantes para as bactérias benéficas que vivem no intestino, além de fornecer outros benefícios à saúde", finaliza a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, professora e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN).

Importante. O Ozempic é um medicamento criado para tratamento de diabetes e outras condições. Portanto, nenhum alimento é capaz de substituir uma prescrição médica.

Saúde em Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade